O Brasil nasceu corrupto, diz Luciano Huck em evento no Recife

Luciano Huck nos bastidores do Rec'n'play (Foto: Mirella Araújo/JC)
Luciano Huck nos bastidores do Rec’n’play (Foto: Mirella Araújo/JC)

O apresentador Luciano Huck palestrou na tarde desta quarta-feira (2) no Porto Digital, no centro do Recife. A fala fez parte da programação do evento Rec’n’play, promovido pelo Porto. Huck dividiu o palco com o ex-ministro Raul Jungmann e falou que a ideia de criar o RenovaBR, que promove a formação política para jovens e interessados em entrar no meio político que nunca concorreram, foi para mudar o contexto sócio-político do país, que “nasce” com “defeito de fabricação”.

“O Brasil, fato, nasceu com problema de fábrica. A gente nasceu corrupto, com defeito de fabricação. Temos que corrigir”, disse Huck. “Se a gente ficar velhinho e o país continuar desigual, ineficiente, com estado gigantesco, não vai ter dado certo”, continuou.

Huck falava sobre empreendedorismo social para um público de interessados em tecnologia. O tom do discurso foi comparar a iniciativa privada em relação ao Estado. “Este universo da tecnologia faz parte da solução se a gente quiser um país mais legal”, disse.

O apresentador também mencionou a desigualdade no país. “A gente não pode aceitar que as companhias de distribuição de tudo valham mais de 1 bilhão de dólares e o moleque que passa o dia inteiro pedalando 12 horas por dia, 7 dias pedalando ganhe 800, 900 pratas”, argumentou.

Empreendedora no palco

Depois de sua fala, Luciano Huck chamou ao palco Nadjane Cristina, a “Tia Jane”, que montou um reforço escolar no bairro Brejo do Beberibe, Zona Norte do Recife. Huck passou o dia com a professora, e contou que a levou para conhecer incentivadores e empresários que a ajudaram com material escolar e roupas.

Após a palestra, Luciano respondeu perguntas da plateia. Ele reiterou sua posição sobre o Estado. “Eu não acho que o Estado deve ser empreendedor. A gente não pode se prender só à direita ou à esquerda. Eu vejo a importância do pensamento liberal sob o ponto de vista de que o Estado precisa ter o tamanho necessário, nem grande nem pequeno, do outro lado a gente precisa ter uma agenda social importante”, disse.

Luciano Huck poderá ser candidato a presidente do Brasil em 2022. Em maio, o Cidadania já se ofereceu como partido onde o apresentador poderia seguir com o projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *