“O nosso plano de governo colocará o município definitivamente no rumo certo”, diz Geo

Genário Rabelo

Thalita Bezerra- Ação Popular

O candidato a prefeito no município de Canudos, Bahia, pela coligação ‘Aliança Por Uma Canudos Melhor’, Genário Rabelo de Alcântara Neto (PSD), o popular Geo, em entrevista ao Jornal Ação Popular, falou basicamente do seu plano de governo para a cidade e disse que em Canudos todos terão oportunidade. “É tempo de mudanças, o nosso plano de governo colocará o município definitivamente no rumo certo”.

Sobre os trabalhos desenvolvidos na área educacional, ele listou alguns. “Iremos cumprir o plano de carreira de cargos e salários, o programa da valorização profissional e prosseguimento de aprendizado para os professores municipais, criar o núcleo de formação técnica para os jovens e adultos, instalar o sistema integrado de educação, construir uma escola municipal com estrutura suficiente para atender a demanda dos canudenses, com quadra polivalente, biblioteca e auditório, implantação de creches nas áreas urbana e rural, garanti de que as instituições de Educação Infantil estejam adequadas às diretrizes dos sistemas educacionais, implementação de um conselho permanente para o levantamento das demandas educacionais, merenda com qualidade, programa de saúde na escola, combate a evasão escolar, valorização do programa de alfabetização para adultos, implantação do cursinho pré – vestibular, dentre outros”.

Geo diz que através de seu plano de governo, vai melhorar a saúde também. “Vamos fazer a ampliação e cobertura de 100% do município de atendimento integral ao cidadão, criar o Centro Especializado de atendimento Odontológico, manter a efetiva participação através do conselho municipal de saúde e da conferência Municipal de Saúde, adequar e implantar novas unidades de saúdes (área física, recursos humanos, equipamentos e consultas), ampliar o Programa Saúde da Família, implantar e modernizar o sistema de informatização, implantar centro de referências e posto de saúde nos povoados da 50 (Núcleo I) e Canudos Velho, equipar o Hospital Genário Rabelo de Alcântara, dando condição de realizar exames em nosso Município, melhorar o atendimento no casarão e disponibilizar transporte exclusivo aos pacientes”.

Para o candidato, o esporte, a cultura e o lazer enquanto política de governo, entre outras coisas, gera emprego e renda, socializa, amplia os horizontes e contribui para o fortalecimento de uma sociedade igualitária democrática. “Pretendemos aprovar Lei Municipal de Incentivo á Cultura, além disso, o nosso governo irá oferecer nas escolas municipais atividades culturais, esportivas, oficinas, cursos e outras atividades a todos os participantes, iremos promover a semana da arte em um grande festival de música, teatro, concurso de poesia, redação e soletração, envolvendo a sociedade em um macro-evento, Construir e apoiar a escola de música, incentivar a Filarmônica Municipal, iremos estabelecer de um calendário de festas do município, observando suas vocações de acordo com o anseio popular, promover campeonatos de futebol masculino e feminino na sede e zona rural”.

Na segurança, Geo disse que vai trabalhar em conjunto com a Polícia Civil nas ações, programas e projetos que objetivam a qualidade da vida do cidadão. “Vamos reivindicar junto ao governo do estado da Bahia o aumento do número de policiais civis e militares que atuam para melhorar a segurança da nossa cidade, promover a melhoria da iluminação pública nas praças, ruas, avenidas, parques e outros locais públicos, visando à segurança do cidadão, desenvolver o Programa “Vizinhança Segura” despertando e valorizando a participação da comunidade na segurança pública do Município e incentivando a ACEPAC no nosso Município”.

Geo destacou também os seus projetos para o produtor rural. “A agricultura exercerá o seu papel histórico para promover o desenvolvimento, baseada em uma gestão técnica eficiente, com ações de planejamento, adequação de incentivos fiscais e financeiros, interagindo com a iniciativa privada, buscando atrair novos investimentos, priorizando a infraestrutura, com sinalização clara dos objetivos e propósitos do governo e com políticas sociais, com isso, iremos criar a secretaria da Agricultura e do meio ambiente”, acrescentando que na sua gestão governo trabalhará o desenvolvimento Econômico de forma abrangente, tanto a nível macro como a nível micro econômico e sempre com uma visão de sustentabilidade.

Por outro lado, ele disse que durante a sua gestão a prefeitura em conjunto com a sociedade vai busca direcionamentos no que diz respeito à forma de crescimento da cidade, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação de recursos naturais implantando o Plano Diretor. “O plano será uma lei municipal que estabelece diretrizes para ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características Físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades. É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte da cidade. É processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos”, falou Geo.

A reportagem do Ação Popular tentou contato com o candidato Senoca para apresentar suas propostas e não conseguiu, mesmo assim fica aqui o espaço disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.