Otto Alencar detona visita de Mike Pompeo ao Brasil: “Invasão”

[Otto Alencar detona visita de Mike Pompeo ao Brasil:

O senador Otto Alencar (PSD) reagiu fortemente contra a vinda do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, ao Brasil. A visita faz parte de uma agenda de encontros com líderes de países da América Latina, segundo informado pela embaixada americana no Brasil.

“Considero invasão do nosso território por um representante do governo americano, a submissão do #Itamaraty e do #paláciodoplanalto, com letra minúscula. Mostra a posição de genoflexo, reverência, continência feita à bandeira e agora a Pompeu, o imperador do Brasil”, escreveu o parlamentar baiano, no Twitter.

Pompeo foi recebido pelo chanceler brasileiro Ernesto Araújo. Segundo o Itamaraty, a visita ocorre para “dar continuidade à ampla parceria Brasil-EUA, com destaque para o esforço pela redemocratização da Venezuela”.

“Esta viagem irá destacar o compromisso dos EUA em defender a democracia, fortalecer a segurança contra ameaças regionais e combater à COVID-19 ao mesmo tempo que revitaliza nossas economias”, diz comunicado da embaixada americana.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a visita afirmando que “não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *