Petrolina atinge marca histórica de Cobertura de Saúde da Família

Com 80,22% de cobertura de Saúde da Família, Petrolina tem a segunda maior cobertura entre as cidades com 300 a 400 mil habitantes do Brasil e a maior das cidades de médio e grande porte Pernambuco. Petrolina se destaca e atinge cobertura histórica superando municípios como Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife e Paulista. Essa marca é resultado do compromisso do prefeito Julio Lossio em reestruturar e qualificar a Rede de Atenção Básica, uma das prioridades de sua gestão.

 medico crianca

“Iniciamos a gestão com 20 médicos, hoje, são 90 profissionais nas Unidades de Saúde; com a visão de humanização no atendimento o prefeito Julio Lossio idealizou, junto a equipe da Secretaria, o Projeto AME com o objetivo de dar uma estrutura física mais digna para a população e oportunizar aos servidores melhores condições para desenvolver o atendimento básico. Implantamos também o NASF para incentivar a busca de uma vida mais saudável, estes e outros projetos têm feito a diferença na saúde pública do município”, pontua a secretária de Saúde Lucia Giesta.

A diretora de Atenção Básica, Sátira Cavalcanti, fala da melhoria na oferta dos serviços e do compromisso dos profissionais. “Iniciamos a gestão, em 2009, com o registro de 104.506 consultas médicas no ano anterior e, em 2014, foram feitas 268.560. A ampliação se reflete também nos demais serviços e isso é fruto de profissionais dedicados que procuram ir além e organizam ações de busca ativa, promoção à saúde nos finais de semana dentro e fora da Unidade. Essa conquista é de todos”, destaca.

E o reconhecimento é visto em relatos como da senhora Francisca Dantas, moradora do bairro Areia Branca, que presenciou a transformação do posto de saúde. “Antes o posto era numa sala pequena sem estrutura e com poucos profissionais. Há 3 anos temos uma AME com uma equipe grande que atende de manhã, tarde e noite”, conta entusiasmada a aposentada.


Gabriella Moura

Assessoria de Imprensa 

Secretaria de Saúde de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *