Rodada de palestras abre o I Fórum Municipal de Educação

Na noite desta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação realizou no Auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), o Primeiro Fórum Municipal de Educação. O evento aconteceu das 19h às 22h30, e continua hoje (19) com debates e oficinas temáticas sobre as diversas modalidades que envolvem o Sistema de Ensino do município.

coronel na escola2

Na abertura do Fórum, estiveram presentes o prefeito em exercício, Guilherme Coelho, o secretário de Educação, Cel. Heitor Bezerra Leite, os palestrantes Flávio Soares, Josenilton Nunes, Marcelo Ribeiro, Virgínia Pereira e Paulo Rubem Santiago, além de vereadores e titulares de outras pastas da Prefeitura.

O vice-prefeito Guilherme Coelho elogiou a iniciativa do plano decenal desenvolvido pela Secretaria, professores, gestores, pais e interessados. Para ele, o planejamento educacional é a base para as mudanças sociais. “Se nós não planejarmos bem, não pensarmos bem, teremos muita dificuldade em agir”, salientou.

Como secretário de Educação, o coronel Heitor Leite lembrou que o planejamento da educação é necessário para as cidades que desejam grandes transformações na cidadania, criticidade e desenvolvimento. “Sem planejamento, somente por acaso, se chega a algum lugar”. E fez um convite. “Compareçam ao Fórum aqueles que tenham interesse pela Educação, pela nossa cidade e pelo nosso país. Deem-nos propostas de ensino”, disse Leite.

Já a abertura da rodada de palestras ficou com o presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), professor Paulo Rubem Santiago. O palestrante destacou que é por intermédio do Ensino que o Brasil mudará seu status frente ao mundo. “Nós não deixaremos de ser um país de matérias primas e importador de produtos industrializados, se não investirmos na Educação com inovações tecnológicas e planejamento”. E continuou.  “Esse não é um plano de escolarização. É um plano emancipatório”, concluiu.

O Fórum discute o Plano

O Plano Municipal de Educação estabelece 20 metas e estratégias para Educação nas redes públicas e privadas, com duração decenal. O objetivo é articular o sistema nacional e estadual, em regime de colaboração, e definir ações integradas para assegurar o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *