Secretarias firmam parceria para estimular cidadania nas escolas
Um acordo de cooperação técnica será assinado nesta quinta-feira (7) entre as secretarias de Segurança Pública e da Paz Social (SSP) e da Educação com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) com objetivo de levar as escolas o programa Um Por Todos, Todos Por Um! O Instituto Maurício de Souza é um parceiro da ação.Objetivo do programa, uma iniciativa da CGU, é evitar a violência nas escolas, disseminando entre as crianças valores relacionados à participação social, à democracia, ao respeito à diversidade e a responsabilidade pelo bem-estar coletivo. Sendo uma das ações do Viva Brasília-Nosso Pacto pela Vida, política de segurança pública do DF.
Em 2016 o foco será os alunos dos 4º anos do ensino fundamental das 88 escolas da rede pública. Serão ministradas aulas e jogos de estímulo à prática da cidadania e da participação social, a partir do uso de materiais educativos, como cartilhas e jogos. Cerca de 350 professores receberão materiais para trabalharem em sala de aula. O documento conjunto prevê, ainda, que outros tipos de projetos possam ser realizados pelas instituições, de acordo com necessidade.
A assinatura será às 14h30, na Escola Parque da 308 Sul, e contará com a participação da secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, do secretário de Educação, Júlio Gregório, de representantes dos demais órgãos . A cerimônia contará com a presença de 380 alunos das escolas integrantes do projeto e a participação especial da Turma da Mônica. Após o lançamento, o projeto terá andamento em sala de aula durante o semestre letivo, quando os alunos assistirão palestras e receberão material interativo, como cartilhas e gibis da Turma da Mônica.
























