Valdeck Almeida de Jesus na Bienal do Livro da Bahia

Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2012

Entre os diversos lançamento que serão realizados no estande da Editora PerSe, durante a XI Bienal do Livro da Bahia, está o livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – 2012”, que é o resultado de um concurso que selecionou 122 poetas do Brasil e do exterior. A sessão de autógrafos ocorrerá no dia 10 de novembro (domingo), das 15h às 17h, no Centro de Convenções da Bahia – Salvador (Estande E 05-Rua E- Próximo ao Café Literário). A ideia do concurso surgiu em 2005, por iniciativa de Valdeck Almeida de Jesus, que escreve desde os 12 anos de idade e só conseguiu publicar o primeiro livro aos 39 anos.

Desde então, a procura tem sido grande e o certame tem atraído pessoas de outros países. A artista plástica brasileira Nilda Lima, radicada na Suíça, ilustrou a capa do livro e vem ao Brasil para o lançamento. A antologia foi lançada durante a XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e no 26º Salão do Livro e Imprensa de Genebra, Suíça.

A obra traz poemas de autores brasileiros e poetas do Japão, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal. Os dez primeiros colocados foram 1º – Vai, Carlos, vai ser Drummond na vida (Ana Claudia de Souza de Oliveira); 2º – Memórias póstumas de Quincas Borba (Edweine Loureiro); 3º – Vida dura (Éber Sander); 4º – Um desconhecido no canto da sala (Simone Pessoa); 5º – Um Brasil apaixonado por futebol (Arai Terezinha Borges dos Santos); 6º – Monólogo da solidão (Nubia Estela); 7º – Lembranças (Renata Paccola); 8º – Delírios de um Poeta em Desamor (Rossandro Laurindo); 9º – O devorador de livros (Ana Lucas); 10º – É assim, Fulano (Flávia Brito).

Os jurados escolheram, também, menções honrosas: Incubus (Ana Claudia de Souza de Oliveira); Crônica de um Fygura (Nádia da Rocha Ventura); O amor de Cler (Expedita Gomes de Araújo); A cigarra e o poeta (Zelito Magalhães); O Macondo de Gabriel García Márquez (Viviana Carolina Mendez Rocha Podlyska); Copa 2014 no país de Jorge Amado (Terezinha Santos de Amorim); A Realidade (Sandro Sussuarana); A intenção (Osmar Santos); A Cidade dos Errados (Marcelo de Oliveira Souza); A menina do raio de sol (Mano Kleber). A lista completa de todos os selecionados está no site Galinha Pulando.

Organizador – Valdeck Almeida de Jesus é um poeta e sonhador. Lançou os seguintes livros: “Heartache Poems. A Brazilian Gay Man Coming Out from the Closet”, iUniverse, New York, USA, 2004; “Feitiço Contra o Feiticeiro”, Scortecci, São Paulo, 2005; 20% da renda doada às Obras Sociais de Irmã Dulce; “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, Scortecci, São Paulo, 2005; 1ª edição – 100% da renda doada às Obras Sociais de Irmã Dulce; “Jamais Esquecerei do Brother Jean Wyllys”, Casa do Novo Autor, São Paulo, 2006; “1ª Antologia Poética Valdeck Almeida de Jesus”, Casa do Novo Autor, São Paulo, 2006; “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, Giz Editorial,  São Paulo, 2007 – 2ª edição; Participa de mais de vinte antologias de poesias. Por seus trabalhos em prol da literatura e da paz, foi nomeado Embaixador Universal da Paz em janeiro de 2010, pelo Círculo dos Embaixadores da Paz da Suíça e França. A entidade é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Serviço:

O que: Lançamento do livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – 2012”

Onde: Na Bienal do Livro da Bahia –– Centro de Convenções da Bahia – Salvador.

Quando: Dia 10 de novembro (domingo), das 15h às 17h.

Editora: PerSe. Categoria: Poesia. Número de páginas: 263. Valor: R$ 37,25

Informações: 71 9345 – 5255 / www.galinhapulando.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *