Viagem pela arquitetura modernista da Alemanha 

Casa Schminke, em Löbau, Saxônia

Funcional e extravagante: Casa Schminke

A casa construída para o empresário Fritz Schminke é um excelente exemplo de Neues Bauen. O movimento, que também pode ser atribuído à Bauhaus, baseia-se em formas simples e decoração de interiores sóbria. A casa projetada pelo arquiteto Hans Scharoun em Löbau, Saxônia, foi concluída em 1933. Por 250 euros, é possível visitá-la e passar a noite lá – embora ela atualmente esteja em reformas.

Casa Schulenburg, em Gera, Turíngia

Modernismo até nos detalhes: Casa Schulenburg

A Casa Schulenburg, em Gera, Turíngia, também foi concebida como residência. Henry van de Velde, importante expoente dos primórdios do modernismo, foi quem a projetou, sendo também responsável pela decoração do interior, até os utensílios de mesa. Lá, o ano do centenário da Bauh

Complexo Habitacional Hufeisensiedlung, em Berlim

Em forma de ferradura: Conjunto Hufeisensiedlung

Após a Primeira Guerra, pobreza e escassez de moradia tomaram conta da Alemanha. O arquiteto Bruno Taut, também expoente do Neues Bauen, projetou conjuntos habitacionais inteiros. Na localidade berlinense de Britz, foi construído o Hufeisensiedlung, cujo nome alude a sua forma de ferradura. Com sua arquitetura simples e funcional, o complexo proporcionava 2 mil unidades de habitação pública.

Casas de tijolos na Böttcherstrasse, Bremen

Modernismo em tijolos: Böttcherstrasse em Bremen

Não parece, mas isto também é arquitetura modernista: no centro histórico de Bremen, um rico comerciante de café comprou uma rua inteira e mandou renovar ou reconstruir seis de seus sete prédios. Entre 1922 e 1931 surgiu , ao longo de 100 metros, um conjunto arquitetônico moderno combinando Gótico Báltico, Expressionismo e Art Déco.

Fábrica de chapéus Luckenwalde, na Alemanha

Arquitetura industrial: fábrica de chapéus Luckenwalde

A antiga fábrica de chapéus de Luckenwalde, no atual estado de Brandemburgo, foi uma obra moderna pioneira projetada por Erich Mendelsohn, famoso expoente da arquitetura expressionista. O telhado do salão de tinturaria lembra um chapéu e abriga um sistema de ventilação inovador.

Torre Einstein, em Potsdam

Testando a relatividade: Torre Einstein

Erich Mendelsohn também projetou esta torre no estilo expressionista. Construído entre 1920 e 1922, o observatório fica em Potsdam, no estado de Brandemburgo. O Prêmio Nobel Albert Einstein queria que os astrônomos testassem experimentalmente sua teoria da relatividade aqui. O famoso cientista definiu a torre como “orgânica”. No primeiro sábado de cada mês, ela está aberta a visitas guiadas.

Museu Grassi, em Leipzig

Mistura estilística palaciana: Museu Grassi

O Museu Grassi, em Leipzig, é considerado uma obra de arte modernista completa, na qual Nova Objetividade, Art Déco, tradição da arquitetura palaciana e Bauhaus se combinam. A impressão geral é de um palácio. O complexo de edifícios abriga três museus de Leipzig: Artes Aplicadas, Etnologia e Instrumentos Musicais.

Stadthalle, centro municipal de Magdeburg

Sóbrio e monumental: Stadthalle de Magdeburgo

O Stadthalle (centro municipal) de Magdeburg foi construído em 1927, especialmente para a Mostra Alemã de Teatro, a fim de apresentar a cidade como um polo cultural e de feiras comerciais. O prefeito queria um “edifício digno e monumental”. O resultado foi um complexo polivalente, elegante e funcional, com um sistema mecânico inovador permitindo a utilização de seu auditório de formas diversas.

Teepott Warnemünde, Alemanha

Curvas arrebatadoras: Teepott Warnemünde

Em 1968, o Teepott Warnemünde foi erguido na orla marítima da cidade. O arquiteto Ulrich Müther projetou mais de 70 estruturas de concreto como esta, que se tornaram um sucesso de exportação da Alemanha Oriental. O teto consiste de três conchas paraboloides hiperbólicas, superfícies duplamente curvas que dão estabilidade estrutural ao prédio. Hoje, ele abriga restaurantes e lojas de suvenires.

Centro de Exposições de Leipzig, Alemanha

Palácio de cristal: Centro de Exposições de Leipzig

O Centro de Exposições de Leipzig remonta à tradição do século 19 da arquitetura em vidro. O novo complexo, projetado pelo escritório de arquitetura Gerkan, Marg & Partner, foi concluído em 1996. O saguão de entrada é o maior salão totalmente envidraçado da Europa e simboliza uma ponte para a reunificação alemã.

Autoria: Christina Deicke (ip)

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