Vox Populi: Dilma iria para o 2º turno com Marina Silva

presidente dilma

A nova pesquisa Vox Populi/Carta Capital para as eleições presidenciais mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) segue líder nas intenções de voto e mantém a possibilidade de vencer no primeiro turno em quase todos os cenários possíveis para 2014. De acordo com o estudo, em um eventual segundo turno, Dilma venceria qualquer um dos quatro principais postulantes ao cargo: o senador mineiro Aécio Neves e o ex-governador José Serra (ambos PSDB), a ex-senadora Marina Silva (PSB-AC) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). As informações são da Carta Capital.

Devido à permanência de Serra no PSDB e à ida de Marina para o PSB, os quatro cenários de primeiro turno pesquisados pelo instituto têm apenas três candidatos. A variação da intenção de voto em Dilma fica sempre na margem de erro. A petista tem 43% num cenário com Aécio Neves e Eduardo Campos na disputa; 42% com Serra e Eduardo Campos; e 41% nos quadros com Marina e Aécio e com Marina e Serra.

De acordo com a pesquisa, nos primeiros cenários, em que o nome do PSB é o de Campos, Dilma venceria no primeiro turno. Nos outros dois, com a ex-senadora Marina Silva no lugar do governador de Pernambuco, poderia haver segundo turno, pois a diferença entre os votos em Dilma e a soma dos outros dois competidores fica dentro da margem de erro da pesquisa.

Segundo turno – Já no segundo turno, a presidente teria margens confortáveis de vitória caso as eleições fossem hoje, diz o estudo. A ex- senadora Marina Silva se sairia melhor. Nesse caso, diz a pesquisa, a diferença seria de 15 pontos (46% a 31%). Já Aécio e Serra perderiam por uma diferença de 20 pontos percentuais (47% a 27%). O governador de Pernambuco teria o pior desempenho – 25 pontos atrás de Dilma (48% a 23%). Nos quatro cenários, a quantidade de eleitores indecisos varia entre 7% e 10%.

A pesquisa Vox Populi entrevistou 2,2 mil eleitores em 179 municípios entre os dias 11 e 13 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *