Projeto Colmeia oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania nesta sexta-feira (29)

1- Projeto Colmeia (2)

O Sesc Petrolina vai promover na próxima sexta-feira (29), a maior feira de saúde e cidadania do Vale do São Francisco: o Projeto Colmeia. O evento, que já está em sua décima primeira edição, começa às 8h e vai até às 13h, com a oferta gratuita de serviços de saúde e cidadania, além da promoção de ações educativas e preventivas, opções esportivas e apresentações culturais.

Acontecendo nas dependências do Sesc e na rua Pacífico da Luz, bem no centro de Petrolina-PE, a 11ª edição do projeto Colmeia, que no ano passado contabilizou a participação de mais de seis mil pessoas em 15 mil atendimentos, pretende superar este número com a ampliação de parceiros: entidades governamentais, não governamentais e empresas privadas.

Durante o projeto a população poderá contar com os serviços de consultas médicas, audiometria, testes de colesterol e glicose, além da emissão de documentos, corte de cabelo, avaliação e orientação nutricional, avaliação postural, massagem, alongamento, distribuição de mudas para arborização urbana, além de orientações jurídicas e sobre cuidados com o meio ambiente.

Segundo a assistente social do Sesc Petrolina, Telma Calado, o Inss vai dar orientações e informações acerca de deveres e direitos relativos à Previdência Social; o Sest – Senat deverá proporcionar oficinas de artesanato e orientações em saúde bucal. A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar vacinas, testes rápidos de AIDS, orientações sobre prevenção às DST/HIV/AIDS e distribuição de preservativos. ORecanto Madre Paulina vem com Reiki e massagem; o Senac: corte de cabelo, aferição de pressão, testes de glicose e a VIII Geres também estará presente com exposição e orientações sobre doença de Chagas, Leishmaniose, Malária, Dengue e Esquistossomose.

“Isto somente citando alguns dos serviços. Teremos ainda a participação da Codevasf, EPTTC, Corpo de Bombeiros, UPE, Sedest, Apami, 72º BI MTZ, Sesi, Unimed VSF, Lions, Univasf, Embrapa, Ministério Público e Instituto de Olhos VSF. O objetivo maior do projeto é promover a garantia de direitos da população”, concluiu Telma Calado.

Ainda de acordo com a assistente social, todo o corpo de profissionais do Sesc também vai participar realizando apresentações culturais, avaliação física, sala de ciências, orientação nutricional e em saúde bucal, Central de Atendimento (divulgação das atividades, emissão/renovação de carteira do SESC para comerciários e dependentes) e contação de histórias na Biblioteca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *