Um novo desafio no sonho alvinegro de alcançar a Copa Libertadores. O Ceará entra em campo hoje para enfrentar o Athletico/PR, às 16 horas, na Arena Castelão, pela 34ª rodada da Série A do Brasileiro. Em reunião entre CBF, FCF, Bombeiros e Ceará, ficou acertado que, mesmo com o incêndio no estádio um dia antes, seria possível realizar a partida, mas adiantando o horário para reduzir o uso de energia elétrica. A Rádio Verdes Mares transmite tudo ao vivo, com tempo real no Diário do Nordeste.
Na tabela de classificação, o Vovô está em 8º lugar, com 45 pontos. E com o título do Palmeiras na Copa Libertadores, os classificados para a versão 2021 da principal competição do continente serão ampliados ao G-8.
Assim, a reta final do Brasileirão é decisiva, inclusive para uma participação na Copa Sul-Americana: o time registra 87,9% de chance de conquistar, sendo 7,8% para a Libertadores. Os dados são do Departamento de Matemática da Universidade de Minas Gerais (UFMG).
Como os paranaenses estão em 12º, com 42, se tornam um adversário com o mesmo objetivo. Logo, a partida serve para manter a margem de distância e ainda impedir um novo ânimo nos visitantes.
Força máxima
O treinador Guto Ferreira conta com todo o elenco titular disponível para enfrentar o Furacão. A expectativa é que a escalação seja a mesma da vitória contra o Palmeiras no último jogo, quando o plantel foi composto por: Richard; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Pagnussat e Pacheco; Sobral e Fabinho; Lima, Vina e Leo Chú; Cléber.
A estratégia foi utilizada nos dois confrontos anteriores, contra Goiás e Palmeiras. Com duas vitórias consecutivas, o clube tenta engatar a 3ª em sequência. No Brasileirão, isso ocorre apenas uma vez, no 1º turno, quando bateu Bahia, Atlético-GO e Fortaleza, respectivamente.
As únicas baixas, no entanto, também são peças importantes para a comissão técnica. O lateral Eduardo, expulso na rodada anterior, e o volante Charles cumprem suspensão automática.
Vale ressaltar que o Vovô usa o esquema tático 4-2-3-1. O atacante Felipe Vizeu, recuperado de lesão, busca retomar o espaço no plantel e segue como alternativa no banco de reservas.
Recordes
O Ceará faz uma campanha histórica na temporada de 2020. Campeão invicto da Copa do Nordeste, conseguiu resultados importantes diante de gigantes do futebol nacional como o Flamengo – o Vovô venceu os dois duelos frente ao atual campeão brasileiro e da Libertadores.
A meta é superar o desempenho de 2010, ano em que o time conseguiu a melhor pontuação no atual formato do torneio – iniciado em 2006. Na ocasião, o Alvinegro de Porangabuçu registrou 47 em 38 partidas. Uma vitória simples nas próximas seis partidas é suficiente para atingir o feito.
O outro recorde é mais exigente. Se um triunfo coloca o time de vez no apogeu, duas igualam uma marca de 35 anos. Em 1985, o Ceará conquistou 13 vitórias na 1ª divisão. A época e a competição eram diferentes, mas aquela edição ficou gravada na memória do clube como a melhor de todas.
Athletico/PR
Os visitantes chegam na Arena Castelão animados pela vitória na última rodada. Na Arena da Baixada, bateram o Flamengo e se firmaram na faixa de classificação para a Copa Sul-Americana.
O técnico Paulo Autuori tem a missão de remontar o elenco para encarar um adversário direto. Apesar do retorno do meia Léo Cittadini, a lista de desfalques tem o lateral-direito Jonathan (suspenso), o lateral-esquerdo Márcio Azevedo (lesão no joelho), o volante Erick (lesão na coxa) e o meia Lucho González (cirurgia no joelho).