Covid-19: brasileiros têm dificuldade para emitir comprovante de imunização
Comprovante deve ser emitido por meio da plataforma Conecte SUS, que pode ser acessada pelo computador ou pelo aplicativo de celular
Muitos brasileiros têm enfretado dificuldades para emitir o comprovante de imunização, com dose única ou duas doses de vacinas contra a Covid-19. É que o Ministério da Saúde disponibiliza apenas uma única mandeira de pegar o documento, por meio da plataforma Conecte SUS – pelo computador ou por aplicativo de celular.
Para acessar, é preciso fazer um cadastro e clicar no ícone da vacina para visualizar as doses tomadas. As informações podem demorar até 10 dias depois da vacinação para ficar disponíveis. O certificado pode ser emitido no mesmo espaço.
O certificado é a prova digital de que alguém está totalmente imunizado. O documento conta com um QR Code, que confirma a autenticidade, e pode ser emitido em inglês e espanhol – para quem pode precisar usar para viagens. O certificado já é aceito em alguns países para permitir a entrada de brasileiros e começa a ser uma exigência também em alguns estados e municípios em grandes eventos – o chamado passaporte da vacina.
O problema é que muitos brasileiros se queixam de não conseguir encontrar o certificado, baixar e usar o aplicativo do ministério da Saúde.
A analista de marketing Carolline Pimenta tomou a segunda dose no dia 18 e, até o momento, ainda não aparece para ela no Conecte SUS. “Eu gostaria de ter o certificado, porque é um direito meu. Eu tomei as duas doses. É importante”, diz.
Acumulando reclamações, o Ministério da Saúde apenas continua afirmando que o aplicativo está funcionando normalmente. Quem não tiver com o registro, o ministério orienta procurar o local da vacinação.
Baixei o #ConecteSus e me deparei com a minha carteirinha de vacinação com dados errados. Tomei as duas doses da vacina, mas consta o registro apenas da 1ª dose, e na data em que tomei a 2ª. Que confusão! É agora? Como resolver isso?
— Lílian Pereira (@Lilian_Pereira) September 3, 2021
Finalmente, depois de seis dias, consegui minha Carteira de Vacinação Digital, no #ConecteSUS !!! @minsaude , por favor, se livre do QueDroga e dos milicos, para poder melhorar os serviços prestados à população.
— Célia Bretas Tahan 🇧🇷 a Bandeira é NOSSA 🆘️ (@celiatahan) September 3, 2021
Minha 2 dose não consta no #Conectesus Já tomei há mais de 10 dias. Estado diz que mandou a info para o @minsaude este diz que o estado não mandou. E com isso fico sem minha carteira de vacinação atualizada. 🤦🏻♀️ E sem saber o que fazer.
— Letícia Braga (@LeFragoso) September 2, 2021
Eu não tenho ideia do lugar que deixei meu cartão de vacina. Cheguei tão animada da 1@ dose que nem sei 🤷🏻♀️😓.
Mas já baixei o app #ConecteSUS e consta lá minha 1@ dose, só não diz a data da 2@😓😓 (uma falha hem app!). Ainda bem que meu irmão tem boa memória ❤️❤️— 🌻🌻! (@Nivea_Nascimen) September 2, 2021
Aí prefeito, manda arrumarem aquele app #ConecteSUS porque eu já tomei a 2ª dose há mais de 1 mês e até agora só consta a 1ª dose!
— Cadu (@cadutavs) September 2, 2021
#ConecteSUS fora do ar. Esse desgoverno não consegue colocar pra funcionar nem um app 🤦🏻♂️
— Rodrigo Setta (@RodrigoSetta) September 1, 2021
Minha vacina da COVID não consta no app ConecteSUS #conecteSUS
— Anna Beatriz Bazzano (@annabeh) September 1, 2021