São Paulo inicia aplicação da 3ª dose para 18 anos ou mais nesta quinta
Injeção de reforço para quem completou o esquema básico foi definida nesta semana, pelo PNI/Ministério da Saúde
O estado de São Paulo inicia nesta quinta-feira (18) a aplicação da dose adicional para toda a população adulta que completou o esquema vacinal básico. Anunciada na quarta (17), a nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) anunciada nesta semana. Vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, de acordo com prazo dado pelo Ministério da Saúde.
Antes, a dose adicional ou terceira dose era recomendada apenas a quem tinha mais de 60 anos de idade, aos profissionais da saúde e imunossuprimidos, com um intervalo de seis meses.
Com a mudança, 710 mil pessoas em todo o estado já estão aptas a receber a dose adicional do imunizante contra COVID-19 nesta quinta-feira. Até o momento, 3,6 milhões de pessoas já tomaram a dose adicional e outras 2,4 milhões com esquema completo já podem receber a dose de reforço.
Segundo o governo paulista, houve uma redução de 7,5% no volume de faltosos na segunda dose, mas ainda há 4,9 milhões de pessoas que ainda não completaram o esquema básico: 2,8 milhões de doses da Pfizer; 1,1 milhão de Astrazeneca e 895,1 mil de Coronavac.