Alckmin celebra mudança positiva na avaliação do Brasil e cobra BC: ‘é hora dos juros caírem’

“O dólar está caindo e já podemos sentir os preços recuando com a constante queda da inflação. É hora dos juros acompanharem essa curva”, afirmou o vice-presidente

Vice-presidente Geraldo Alckmin
Vice-presidente Geraldo Alckmin (Foto: Cadu Gomes/VPR)

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou a decisão da agência de classificação de risco S&P de elevar para positiva a perspectiva da nota de crédito do Brasil,  divulgada nesta quarta-feira (14). “Isso é uma forte sinalização da confiança nas medidas econômicas que estamos adotando no governo do presidente Lula”, disse Alckmin. A agência reafirmou o rating do Brasil em “BB-“.

O vice-presidente aproveitou para cobrar do Banco Central a redução da taxa básica de juros, que se mantém 13,75%, sendo a maior do planeta. “O dólar está caindo e já podemos sentir os preços recuando com a constante queda da inflação. É hora dos juros acompanharem essa curva e viabilizarem mais investimentos, renda e empregos para os brasileiros”, afirmou Alckmin.

A agência disse, em relatório, que a mudança reflete sinais de maior certeza sobre políticas fiscal e monetária estáveis, que podem beneficiar as perspectivas de crescimento econômico do país, atualmente baixas.

Além disso, a S&P afirmou que, apesar de ainda elevados déficits fiscais, o crescimento contínuo do Produto Interno Bruto (PIB) somado ao arcabouço fiscal proposto podem resultar em um aumento menor da dívida do governo do que o inicialmente esperado. Para a agência, esse fator pode dar suporte à flexibilização monetária e sustentar a posição externa líquida.

“Tais desenvolvimentos reforçariam nossa visão da resiliência da estrutura institucional do Brasil, com estabilidade na formulação de políticas baseada em amplos freios e contrapesos entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do governo”, disse a S&P.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *