Principal aliado de Elmar Nascimento na Bahia, Marcinho Oliveira elogia Jerônimo e reforça sinais de aproximação com PT
Principal aliado do deputado federal Elmar Nascimento (União) na Bahia, o deputado estadual Marcinho Oliveira (União) elogiou publicamente o tratamento dispensado pelo governo Jerônimo Rodrigues (PT) aos parlamentares da bancada da minoria na Assembleia Legislativa, com direito a foto nas redes sociais.
A publicação acontece uma semana após o encontro entre Elmar e o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), na semana passada, em Brasília. O movimento foi visto como uma tentativa de melhora na relação entre os dois adversários – Elmar, que é líder do União Brasil na Câmara, deseja se aproximar do governo Lula (PT) de olho em espaços federais e na sucessão do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), enquanto o petista quer ampliar a base do Planalto no Congresso.
Prefeitos e prefeitas que apoiam Marcinho, líder da bancada do União Brasil na Assembleia, estiveram entre os que receberam equipamentos do governo do Estado na segunda-feira (19), em concorrida solenidade no Parque de Exposições, em Salvador. “Agradeço a maneira respeitosa e democrática de como o governo da Bahia tem tratado os deputados da oposição”, escreveu o parlamentar nas redes sociais.
Na sessão desta terça-feira (20), na Assembleia, a publicação foi motivo de comentários nos corredores da Casa, embora outros parlamentares da oposição também tenham elogiado o governador pelo mesmo motivo – a exemplo do líder da minoria, Alan Sanches (União), e do deputado Samuel Júnior (Republicanos). Só que Marcinho também tem evitado criticar o governo do Estado, embora seja líder do partido que se coloca como principal adversário do PT na Bahia.
Os equipamentos entregues pelo governador foram adquiridos com recursos garantidos via emendas dos parlamentares, mas esse tratamento aos oposicionistas nunca foi uma marca da gestão de Rui Costa – o atual ministro só costumava contemplar os governistas, e nem todos de maneira igualitária. Por isso, na sessão de hoje, até mesmo os governistas fizeram questão de parabenizar Jerônimo.
Política Livre