Por melhores condições de trabalho, professores da rede municipal de ensino do Recife realizam ato, às 8h, nesta quinta-feira (22) no pátio da Prefeitura, localizada na área central da cidade. De acordo com o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), os profissionais enfrentam dificuldades em dialogar com a gestão municipal.
A categoria reivindica, além da melhoria das condições de trabalho, a aceleração das obras de requalificação das unidades de ensino.
“Um terço das escolas ainda está em obras, o que tem relação direta com o adoecimento de professores e alunos. Todos adoecem em meio à poeira e ao barulho, que afeta especialmente os estudantes neurotípicos, sensíveis ao ruído”, afirma Jaqueline Dornelas, coordenadora geral do Simpere. Segundo o sindicato, há instituições que aderiram ao regime de ensino remoto.
Além disso, o Simpere alerta para o não cumprimento das chamadas aulas-atividades, previstas em lei. Ademais, os professores criticam o reajuste abusivo das alíquotas do Saúde Recife, que é o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores, realizado em maio deste ano. “Estamos enfrentando um aumento nas alíquotas que, além de onerar os servidores, não corresponde à qualidade do serviço oferecido”, finaliza Jaqueline Dornelas.
Do Leia Já.