Prefeito de Manaus derrota candidato apoiado por Bolsonaro e se reelege na capital do Amazonas
Por Edu Mota, de Brasília
O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), assegurou sua reeleição na capital do estado do Amazonas nas eleições de 2024. Com 99,72% das urnas apuradas as 18hs deste domingo (27), Almeida alcançou 54,60% dos votos, e derrotou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que possui até o momento 45,40% dos válidos.
No primeiro turno, o atual prefeito já havia liderado a disputa, obtendo 32,16% dos votos válidos, consolidando sua vantagem na fase decisiva. Aos 55 anos, Almeida consolidou sua trajetória política com um histórico de vitórias e desafios no Amazonas.
As pesquisas de segundo turno mostravam um cenário de empate técnico, que não se confirmou ao final da apuração. O candidato Alberto Neto recebeu forte participação do ex-presidente Jair Bolsonaro em sua campanha.
David Almeida é natural de Manaus, é formado em Direito e iniciou sua carreira política como deputado estadual. Para esse mandato o prefeito se comprometeu em fortalecer a área da saúde com a construção do primeiro hospital municipal de Manaus.
Entre suas prioridades estão também a implantação do programa Mais Tempo na Escola, a criação de novas creches e unidades de Ensino Fundamental, além do desenvolvimento do primeiro bairro planejado da capital.
Eleito para a Assembleia Legislativa do Amazonas por três mandatos consecutivos (2006, 2010 e 2014) e, em 2017, Almeida assumiu a presidência da Casa para o biênio 2017-2018. Durante esse período, assumiu interinamente o governo do Estado após a cassação de José Melo de Oliveira e de seu vice, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nas eleições de 2018, David Almeida tentou o governo do Amazonas, mas não foi eleito. Dois anos depois, em 2020, lançou-se como candidato à Prefeitura de Manaus e venceu no segundo turno, obtendo 51,27% dos votos válidos.