Lossio lança pré-candidatura à reeleição 2012
Da Redação
Depois de reconhecer o projeto de autoria do ex-deputado Osvaldo Coelho para discutir a implantação de novas politicas pública para Petrolina, o grupo decidiu lançar, em 2008, o nome de Júlio Lossio (PMDB) para prefeito. Na noite de ontem, ele decidiu lançar a sua pré-candidatura à reeleição para 2012.
“Durante esses anos plantamos, e agora estamos colhendo os frutos com a realização de inúmeras obras e outras que estão em andamento. Hoje somos a administração que mais fez apropriação de terra em benefícios dos mais carentes. Temos hoje o maior programa habitacional do Estado de Pernambuco; o maior programa de creches do país que está servindo de modelos para alguns municípios importantes que é o Nova Semente onde o município está investindo 20 milhões por ano para crianças de 0 a 6 anos; são várias AMES inauguradas a exemplo da Vila Eduardo, Dom Avelar, José e Maria, e em outros bairros, todas climatizadas, com médicos e enfermeiros treinados para melhor atender a população; descentralizamos o Lacem – que ficava na COAB e agora está em todos os laboratórios de postos de saúde -; estamos inaugurando dois laboratórios de informática nas escolas por semana, todos climatizados. Este nosso projeto não termina em 2012, precisamos de mais quatro anos para poder concretizá-lo. No entanto, decidi colocar o meu nome a disposição de meu partido, o PMDB, do DEM, PSDB, e de outros, inclusive da sociedade para dar continuidade a este projeto”, destacou.
Convite – Ele argumentou ainda que pretende conversar com outras legendas a exemplo do PTB, PPS, PT, PV, inclusive o PSB. “Nós queremos o bem estar das pessoas e de toda a sociedade, por isso convidamos todos a fazerem parte deste projeto”.
Mais investimentos – Ele fez questão de apresentar novos investimentos, destacou outros que estão em andamento para o município: “Conseguimos recursos para ser implantado em 2012 na construção de cinco grande unidades escolares, construção de mais oito AMES, sete quadras cobertas, pátio da integração, uma fabrica biomassa, uma fabrica de doces para a região de Ponta da Serra, pavimentação de várias vias a exemplo do Henrique Leite e o Clube do bairro do Coati, dentre outros”.
Análise – Ele fez um breve relato sobre os anos que se passaram. “O ano de 2009 foi difícil, o ano de 2010 foi regular, 2011 foi bom e o ano de 2012 será excepcional com muitas realizações.
Relacionamento com a Câmara de Vereadores – O prefeito afirmou que o relacionamento tem sido normal. “Temos dois vereadores de situação e doze de oposição. A presidente Maria Elena tem sido uma pessoa coerente – o ex-presidente Osório Siqueira foi outra pessoa que manteve a mesma posição – com isso, temos aprovado a grande maioria dos projetos, fazendo com que tenhamos uma relação democrática”.
Questão Compesa – “Ela oferece um péssimo serviço para a sociedade, infelizmente isso é uma realidade, um dos exemplos é o bairro Nova Petrolina, onde os moradores se queixam que a Compesa só pode levar para onde eles querem em 2014. Enquanto isso o município já fez a regularização fundiária, licenciamento ambiental, urbanístico, já está incluído dentro do plano diretor, a CELPE já confirmou fazer a sua parte, enquanto isso resta a parte da Compesa, quer dizer, a empresa não consegue acompanhar o ritmo de desenvolvimento de Petrolina, então é complicado ter um bom relacionamento com uma empresa que só visa receber dinheiro e não investe”.
UPA – “Vamos trazer uma UPA 24 horas para nossa cidade, faça chuva ou sol. Estou indo para Brasília resolver esse problema”.
Governo do Estado – “O Estado de Pernambuco sempre andou um pouco de costas para o vale do São Francisco, o próprio ministro Fernando Bezerra já falou isso inúmeras vezes. Quero saber quantas industrias chegaram em Petrolina nos últimos oito anos? Muito pelo contrário, tem saído. Que estado é este que não traz as industrias que precisamos? Que Governo é este que não traz as unidades de saúde que precisamos? Que governo é esse que só aparece aqui para trazer noticia boa quando precisa melhorar a popularidade? Que Governo é esse que devolve recursos federais que deveria ser aplicados no município? Ele trouxe a UPA E, e nós aplaudimos, mas nós poderíamos ter as duas como no município de Caruaru. Por que Caruaru merece e nós não? Nós nunca quisemos brigar com o Governador, ele é uma pessoa muito simpática, gentil, todas as vezes que vem a Petrolina faço questão de recebê-lo, agora historicamente, Petrolina enfrenta dificuldades com o Governo do Estado. O Único governador que olhou com bons olhos para Petrolina foi Nilo Coelho, os outros olham apenas para a região metropolitana e um dos exemplo é o processo exacerbado de industrialização. O que sobra para nós é a força de nosso povo. Enquanto lá chegam industrias, aqui chegam concessionárias. Em meu governo se abriu mais concessionárias do que em todos os outros governos que se passaram; nunca foi vendido tantos lotes para moradias como hoje, isso graças a força do empresariado de nossa cidade. Hoje o município cresce independentemente da vontade do Governador”.
Mais ações – “Durante o governo de Guilherme Coelho foram cobertas duas feiras livre, o nosso já vai em três, e no próximo ano mais uma outra em Izacolândia; estamos trabalhando e organizando o centro da cidade; a obra do mercado do turista está sendo concluída; Petrolina nunca cresceu como hoje, um dos exemplos é a grande quantidade de casas espalhadas pela cidade, só no bairro João de Deus, estamos construindo seis casas por dia para família carentes; entregamos 550 unidades no Pedra Linda e agora em janeiro serão entregues mais mil apartamentos. Isso é pouco para quem precisa, mas é muito para o que já foi feito nesta cidade. Outra coisa, é que queremos levar água tratada para as áreas irrigadas para acabar com o índice de mortalidade infantil. De eleição só vou falar em julho de 2012, mas o meu nome está aí para ser apreciado mais uma vez”, concluiu.