Prefeito Isaac inaugura a 15ª nova creche em Juazeiro e a 2ª do bairro Itaberaba
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e ajuda no melhor desenvolvimento da criança até os cinco anos. Proporcionar isso é uma prioridade do Prefeito Isaac Carvalho, por isso ele inaugurou na noite da ultima sexta-feira, 21, a 15ª Escola Municipal de Educação Infantil, a segunda do bairro Itaberaba.
Acompanhando o prefeito no evento – que contou com a participação da banda da Polícia Militar – estavam o Vice-Prefeito Francisco Oliveira, o Deputado Estadual Zó, os vereadores Antônio Caffé, Agnaldo Meira, Anderson Alves, Sargento Bastos, Bené Marques, Tiano Félix, Joca Cabeleireiro e Fabinho, Secretários e Assessores Municipais, além do Presidente do Bairro, André Sales, e a Gestora Jaciara Sampaio.
A nova EMEI leva o nome de Luana da Silva Nascimento, uma adolescente que morou naquele bairro até os 15 anos, quando faleceu vítima de um linfoma. “Luana era uma menina linda, sincera, brincalhona, alegre e extrovertida. Demonstrava sempre afeto, respeito e cuidado com as pessoas, principalmente crianças e idosos. Deixou o legado de que a vida precisa ser vivida com muito amor e não devemos nos desanimar diante das dificuldades. Nós agradecemos essa homenagem e acreditamos que a escola, assim como Luana fez, continuará transmitindo muita luz, carinho e cuidado a todas as crianças que por aqui passarem”, agradeceu sua irmã Leidiane da Silva Nascimento.
Pais e mães dos futuros alunos da nova creche fizeram questão de participar da inauguração. Eridênia da Silva, mãe do futuro aluno Robson Iuri, disse estar muito feliz por haver mais uma creche no bairro. “Meu filho gostou de tudo aqui e agora a situação vai melhorar tanto pra mim quanto para meu esposo. Eu vou poder cuidar melhor da casa, meu marido vai mais tranquilo para o trabalho (pois ele me ajudava na tarefa da casa, ficando com o menino) e vai ser bom pra meu filho, que vai poder passar mais tempo conhecendo outras crianças e já tendo mais conhecimento”, avalia.
Visivelmente emocionado com a nova escola, o vereador Sargento Bastos salientou a importância da Educação em uma sociedade. “Apesar de pertencer à área de segurança, eu acredito que o caminho para melhorar a sociedade é pela educação, e ações como essa mostram comprometimento, por isso eu apoio o Prefeito Isaac Carvalho e parabenizo toda a equipe por mais essa creche aqui no Bairro”, parabenizou.
Lembrado pelo Presidente da Associação de Moradores do Bairro de que aquela era a sétima vez, só este ano, em que inaugurava obra no Itaberaba, Isaac Carvalho agradeceu a confiança e o apoio que recebe para realizar as obras. “Em sua última visita em nossa cidade, a Presidente Dilma reafirmou nossa prioridade, apoiando e dizendo que educação infantil é onde cortamos as diferenças futuras. Se ofertamos educação infantil de boa qualidade, não teremos desigualdade social. Mas nós investimos em educação como um todo, temos climatizado e ampliado escolas, para oferecer melhor condição de ensino, aprovamos recente um curso de medicina na nossa cidade, implantamos o IFBA e estamos entregando hoje mais uma unidade de educação infantil. Juazeiro que tinha apenas oito creches, hoje ganha mais quinze e acabamos ampliando de três para mais de oito mil crianças já assistidas pela educação infantil”, ressalta Isaac.
Clériston Andrade, Secretário de Educação e Esportes, concluiu dizendo que a comunidade do Itaberaba recebia o melhor investimento que o poder público pode fazer. “É um investimento nos seus filhos, nas crianças, na primeira infância. É a garantia de que aqui vamos superar aquela desigualdade de oportunidades, onde o filho do rico tinha acesso à creche e o filho do pobre não tinha, indo chegar à escola apenas aos sete anos de idade. Aqui a gente supera isso e garante ao filho das pessoas mais pobres a oportunidade de, desde os seis meses, ter um contato com o livro, com um ambiente letrado, com jogo pedagógico e professores qualificados, para que quando chegarem ao ensino fundamental aprender seja algo muito mais prazeroso e mais simples”, garante.
Por Ramáiana Leal/ SEDUC