Comunidade Acadêmica da Univasf abraça prédio de Laboratórios, em ato pela educação pública superior de qualidade

Um grupo com cerca de 100 pessoas realizou, na manhã desta quinta-feira (27), um abraço simbólico no prédio de Laboratórios da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Sede, em Petrolina (PE). Docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes protestaram contra os cortes orçamentários do Governo Federal e das instituições de fomento à pesquisa e à pós-graduação.

Segurando cartazes e vestidos de preto, os participantes seguiram da Reitoria em direção ao prédio de Laboratórios e Colegiados Acadêmicos, onde realizaram a ação simbólica. A iniciativa partiu da Câmara de Pós-Graduação, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helinando Pequeno de Oliveira, o movimento foi positivo. “Conseguimos mobilizar muita gente para mostrar à Universidade e ao Brasil que a pesquisa e a pós-graduação na Univasf são fundamentais e possuem bandeiras a serem levantadas e defendidas”, afirmou. O pró-reitor salientou, ainda, que o abraço simbólico é para mostrar apoio à causa e à defesa de uma universidade pública de qualidade.

Os participantes cantaram o Hino Nacional e entoaram gritos em defesa da valorização da educação. Para o estudante Bismarques Augusto Oliveira da Silva, que faz iniciação científica, o movimento que aconteceu hoje fortalece os movimentos nacionais. “A importância está em se somar às outras manifestações que estão acontecendo nacionalmente”, contou.

Na opinião do estudante Davi Pereira Freire, a participação dos discentes no movimento é fundamental, pois muitos alunos realizam pesquisas na Universidade e precisam das bolsas. “Além de ser bom para quem precisa, é um incentivo a mais para quem quer fazer pesquisa. Então, é importante que nós estejamos aqui para pressionar e mostrar que queremos que os recursos voltem”, destacou.

Após o abraço, os participantes seguiram para o Hemope Petrolina, localizado no Centro de cidade, para realizar doação de sangue, numa ação organizada pela Seção Sindical dos Docentes da Univasf (SindUnivasf).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *