Prefeitura chega na reta na final das obras de saneamento
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou a construção de esgotamento sanitário da bacia do Dom Avelar. A nova rede atenderá os bairros Dom Avelar, Santa Luzia, Terras do Sul, Mandacaru, Padre Cícero e Loteamento Debora.
De acordo a secretária de infraestrutura, Tatyanne Lima, a obra irá beneficiar milhares de moradores dos Bairros. O sistema de tratamento de esgoto é composto por duas estações elevatórias e três lagoas de estabilização.
“Parte da obra já esta feita, a elevatória final foi testada com gerador mas só ficará em pleno funcionamento quando houver a ligação elétrica da mesma. No entanto, fomos informados que a CELPE fará essa ligação em 17/09/2015, e da outra estação dia 23/09, após isso caberá a SEINFRAM o pedido de instalação do quadro medidor”, disse a secretária.
Na tarde desta quarta – feira, 16, foram executados os testes das estações de tratamento do saneamento Dom Avelar. Foi verificado se a rede coletora, ramais condominiais, que vão da parte externa das casas para rede de esgoto implantada na cidade e intradomiciliares, que são executadas desde a parte interior das residências até sua parte externa e então ligadas à rede, estavam lançando os efluentes para o tratamento biológico nas lagoas.
Os resultados dos testes dessa primeira etapa foram positivos, as elevatórias estão recebendo os efluentes e destinando estes para as lagoas de estabilização, ou seja, o esgoto gerado nas residências está tendo o destino final, que é o tratamento do mesmo.
“Essa é uma obra prioritária para a nossa gestão, se tivesse que resumir a obra numa frase, seria que ela significa ‘mais saúde para a população, menos poluição no nosso rio”, declara o prefeito de Petrolina, Julio Lossio. Ele ressalta ainda que a entrega da obra é uma demonstração do compromisso que assumiu com a comunidade do Dom Avelar”, afirmou.
O prefeito Julio Lossio também destaca a importância do tratamento de esgotos para o desenvolvimento do município. “Trata-se de uma obra de grande porte e de extrema importância para Petrolina, pois, ao melhorar a saúde e preservar o meio ambiente, indica um largo passo no caminho do desenvolvimento sustentável de nossa cidade”.