Eleitores de Sobradinho participam intensamente da eleição do Conselho Tutelar
O domingo foi da cidadania com a eleição do Conselho Tutelar, que aconteceu na Escola Estadual Maria José Lima Silveira, na Vila São Joaquim e no povoado de Algodões e envolveu os eleitores de Sobradinho, que compareceram, em massa, a votação.
Doze candidatos participaram do pleito organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sobradinho (CMDCA), Comissão Eleitoral, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que deu total apoio a este importante momento de cidadania.
Foram eleitos: Emerson, 743 votos; Meirinha Nery, 695; Sólon, 638 votos; Gerciac, 532 e Bárbara, com 526 votos.
Os conselheiros tutelares têm a função de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, com competência e organização previstas no ECA. O Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.
” Os doze candidatos que disputavam as cinco vagas para um mandato de quatro anos, passaram por um processo seletivo e receberam capacitações sobre o ECA- Estatuto da Criança e Adolescente, noções de informática e psicologia. Os cinco eleitos têm uma missão muito importante que é a de defender os direitos das nossas crianças e adolescentes. Parabenizamos os novos conselheiros e reiteramos o nosso apoio ao trabalho relevante que eles irão prestar à sociedade”, declarou Fernanda Berti, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do município.
O Prefeito Luiz Vicente Berti, cumprindo seu papel de cidadão, compareceu cedo a seção de votação, numa demonstração de apoio e respeito a função do Conselho Tutelar, guardião do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente.
” Os conselhos desenvolvem um importante papel na construção de uma sociedade democrática e com mais participação popular. Nossa gestão tem dado todo suporte aos conselhos, porque considera a sua relevância no controle social, na fiscalização e encaminhamento das políticas públicas. Desejo boa sorte aos novos conselheiros neste novo desafio e nos colocamos à disposição para, juntos, trabalharmos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Sobradinho, ressaltou o Prefeito.