Escola de Alimentos, mais uma realidade em Petrolina
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania, inaugurou nesta última quarta-feira (18), a Escola de Alimentos. Esse é mais um grande passo rumo a qualificação e profissionalização dos petrolinenses que desejam atuar na área de alimentos, e obter renda extra.
A Escola de Alimentos é uma parceria idealizada com a Secretaria de Cidadania (SEDESC), Secretaria executiva de Juventude e Qualificação Profissional e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e capacitará jovens e adultos para atuar no processamento e conservação de alimentos. A ideia é formar profissionais qualificados que possam concorrer em termos de igualdade no mercado do trabalho.
Mas a noite foi de emoção, já que os que usaram da palavra, lembraram o ex-deputado Osvaldo Coelho (Falecido recentemente), que era ardente defensor da educação. A secretária de Cidadania, Célia Regina Carvalho,falou dos sentimentos de saudade e agradecimento.” O primeiro sentimento é o de agradecimento, e quero agradecer ao Prefeito Julio Lóssio, que tem nos confiado o trabalho. E posso dizer que confiança é uma marca desse governo. O segundo sentimento é de saudade. Dr. Osvaldo Coelho deixou um legado de luta pela educação, e eu quero fazer essa homenagem dizendo que essa saudade, dá lugar a alegria vendo essa Escola sendo Inaugurada, pois também tem um pouco dele nesse lugar” , falou emocionada.
O prefeito Julio Lóssio, disse que o futuro é qualificação profissional, e que as portas estão sendo abertas para quem deseja ter profissão. “Oferecer qualificação para as pessoas é a porta para o futuro, e essa parceria com a SEDESC e SENAI, só fortalece o emprego. Eu diria que Petrolina vive em situação melhor que a do Brasil e Pernambuco, pois estamos abrindo as portas e gerando empregos, através da qualificação profissional. E queremos abrir mais vagas para qualificação e profissionalização. Temos Escola do Couro, Casa do Empreendedor, Central de Cursos, ou seja, estamos trabalhando pelo povo. Queremos trazer mais alegria para as pessoas ,por que o que importa é ser feliz”, disse o prefeito.
A inauguração foi prestigiada por diversas autoridades e principalmente pela população da Cohab Massangano, que compareceu em massa para prestigiar o nascimento da Escola de Alimentos. A nova escola de qualificação do município oferecerá cursos de: confeitaria, fabricação de alimentação alternativa, de bolos e tortas, panetones, fabricação de produtos derivados de frutas, confecção de ovos de páscoa, panificação e confeitaria. A carga horária varia de 20h a 100h de aulas. Nessa primeira etapa serão qualificados 800 pessoas no espaço de um ano.
A Escola de Alimentos funciona na Av. Dr. Ulisses Guimarães, COHAB Massangano, S/nº. O espaço oferece uma estrutura de salas de aulas, Laboratório de Processamento de Alimentos, Sala de fornos, Sala de fermentação, Sala de recepção da matéria-prima, deposito e almoxarifado.