Auxílio emergencial: Caixa aguarda autorização do governo para pagar a 6 milhões de pessoas

Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em foto de 07 de janeiro
Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em foto de 07 de janeiro Foto: Jorge William / Agência O Globo
Geralda Doca

A Caixa Econômica Federal espera autorização da Dataprev e do Ministério da Cidadania para pagar o auxílio emergencial de R$ 600 para seis milhões de pessoas. São trabalhadores informais que fizeram o cadastro no aplicativo do banco e estão à espera do benefício. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, se os órgãos enviarem os dados até essa terça-feira, o pagamento será feito ainda nesta semana.

– Se recebermos hoje ou amanhã, conseguiremos pagar nessa semana. Primeiro, preciso receber a base, porque posso receber de 6 milhões, de 2 milhões ou zero e segundo, quantas dessas pessoas foram efetivamente aprovadas – disse Guimarães em uma transmissão na rede social.

Segundo balanço da Caixa, já foram finalizados 51,1 milhões de cadastros no aplicativo. Os dados estão sendo encaminhados aos lotes à Dataprev para cruzamento de dados. Até o momento foram pagos R$ 35,5 bilhões do auxílio para 50 milhões de pessoas.

Guimarães reiterou que o cronograma da segunda parcela do auxílio, que será concedido pelo governo federal por três meses, será anunciado nesta semana. O novo calendário vai separar as datas do pagamento entre beneficiários do Bolsa Família e trabalhadores informais.

– Esperamos que a segunda parcela tenha menos filas, tenho a convicção de seja muito mais organizada porque vamos equilibrar mais as duas parcelas da população que precisam de mais ajuda, que são o Bolsa Família e os informais que não tinham conta – afirmou Guimarães.

Ele disse que, com abertura de todas as agências da Caixa às 08h a partir desta segunda-feira, as grandes filas que se formaram fora do banco foram acabando até ao meio-dia. Nessa terça-feira, a Caixa começa a pagar o benefício, em espécie, para trabalhadores informais nascidos em novembro de dezembro. O calendário para a retiradas nas agências e rede de lotéricos começou na semana passada.

– Hoje já foi bem melhor do que na semana passada. Sempre vai ter alguma agência com uma fila maior, mas todos os dados que nós temos, seja a velocidade de pagamento, seja a própria presença de funcionários da Caixa, comparando esta semana com a semana passada, indica que nós estamos acelerando as filas – afirmou Guimarães.

Ao ser indagado sobre filas de mais de 15 horas no Rio, disse não “saber exatamente” em qual agência o problema ocorreu:

– Em relação as agências do Rio, como em todo Brasil temos um foco muito grande, não sei exatamente que agência é essa com 15 horas de fila.

Guimarães afirmou que as agências que ficaram fechadas nesta segunda por causa da contaminação de funcionários pelo coronavírus passaram por processo de desinfecção e reabrirão normalmente nessa terça-feira.

Ao todo, a Caixa mobilizou 30 mil funcionários no pagamento do auxílio e a maioria dos empregados que estavam em sistema de home office já está retornando ao trabalho, com exceção de quem faz parte do grupo de risco, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *