Avança a ação do BNDES para privatizar as empresas estaduais de saneamento

A presidente do BNDES, Maria Sílvia Bastos, publicou na última sexta-feira (7) os editais de licitação cujo objeto é a contratação de estudos técnicos para preparar o processo de privatização das empresas estaduais de saneamento dos Estados do Acre, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

A Compesa figurou na primeira leva dos editais, embora o presidente da companhia, Roberto Tavares, não admita se falar em privatização.

Os estudos, diz ele, visam apenas à celebração de novas PPPs (parcerias público-privadas) para acelerar o processo de universalização dos serviços de água e esgoto no Estado de Pernambuco.

Além da Compesa, figuraram na primeira leva dos editais do BNDES as empresas de saneamento dos Estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará e Sergipe, cujos estudos já foram licitados. As propostas vencedoras aguardam apenas a homologação por parte da direção do Banco.

No total, 18 unidades da Federação demonstraram interesse em participar do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do governo federal. Mas em janeiro deste ano o Estado do Paraná pediu para ser afastado do programa.

Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Piauí e Tocantins estão analisando a documentação do Banco, para a contratação dos estudos, enquanto Rondônia já licitou os estudos diretamente e terá apoio do BNDES na estruturação dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *