Direita unida em Pernambuco

 

Os pré-candidatos ao Governo do Estado e senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Armando Monteiro Neto (PTB) intensificaram suas agendas para o Agreste antes do terceiro ato do grupo de oposição “Pernambuco quer mudar”, marcado para este sábado (3), em Caruaru. Em Brasília, FBC ouviu demandas de prefeitos da região e Armando conseguiu a aprovação do projeto de lei, que cria a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

Nessa terça-feira (27), o emedebista recebeu os prefeitos de Orobó, Cleber Silva (PSD); de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD); e de Salgadinho, Zé de Veva (MDB), que solicitaram a ajuda do parlamentar para resolver questões junto ao governo Federal. Acompanhado pelo senador, Cleber Silva foi recebido pela ministra da Advocacia Geral da União (AGU), Grace Mendonça, em busca de definição dos limites territoriais dos municípios de Orobó e Umbuzeiro, na Paraíba.

No gabinete do Senado, Marcelo Gouveia e Zé de Veva solicitaram a intermediação de FBC juntos a ministérios, como o da Saúde. “Todas as demandas apresentadas pelos prefeitos terão o meu total empenho para que sejam atendidas no menor tempo possível, em benefício à população destas cidades”, afirmou.

Já o petebista teve parecer aprovado sobre o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) pela Comissão de Educação na manha dessa terça-feira (27). Após isso, Armando articulou com o presidente do Senado, Eunício de Oliveira (MDB), a votação da matéria no mesmo dia pelo plenário.

A articulação deu certo e os senadores acabaram aprovando a criação da nova universidade, projeto de origem da Câmara dos Deputados. A proposta agora retorna para a Câmara. A proposta prevê a fundação da instituição em Garanhuns, governada pelo aliado de Armando Izaías Régis (PTB).

A UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões, resultará do desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Garanhuns. Segundo o parecer de Armando, elaborado sobre projeto de lei que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Piauí, os alunos do campus da UFRPE passam a integrar automaticamente a nova instituição de ensino.

O texto do petebista ainda determina a criação dos cargos de reitor e vice-reitor e de 600 cargos de professor na nova universidade federal, além de cargos administrativos. O parlamentar ressaltou “o papel importante” de Mendonça Filho na criação da UFAPE.

“Vencemos uma luta de muitos anos e me orgulho, como pernambucano, de ter contribuído para esta vitória. Tenho certeza de que a comunidade do Agreste vai comemorar com entusiasmo”, disse Armando.

Lideranças do movimento junto com os ex-governadores João Lyra Neto (PSDB) e Joaquim Francisco (PSDB), os ministros Fernando Filho (Minas e Energia) e Mendonça Filho (Educação) e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), os parlamentares podem estar à frente de dois palanques contra o governador Paulo Câmara (PSB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *