É tenso o clima político em Petrolina (PE) entre oposição e situação

Enquanto os dois lados brigam, as ruas estão nessa situação
Enquanto os dois lados brigam, as ruas estão nessa situação

Da Redação

A troca de acusações entre oposição e situação em Petrolina, Pernambuco, está se tornando cada vez tensa para os dois lados. O fato está sendo destacado – diariamente – na mídia nacional. Primeiro foi o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) ao lançar nota acusando os advogados do PSB de mentirosos. Em resposta, o presidente da Comissão Provisória do PSB no município e deputado federal, Gonzaga Patriota, usou a tribuna da Câmara e fez a seguinte declaração: “Senhor Julio Lóssio, ao invés dessas manifestações, aproveite enquanto está na Prefeitura para realizar um pouco do que o senhor prometeu durante as campanhas, pois, praticamente nada do prometido foi realizado”.

Por outro lado, o candidato a prefeito derrotado e deputado federal, Fernando Filho (PSB) se sentiu atingido quando mencionado na briga. Ele lançou nota fazendo algumas acusações sobre alguns fatos ocorridos durante o período eleitoral: “Petrolina não esqueceu que um primo dele (Prefeito), sócio da sua esposa em um cemitério na cidade, foi filmado pichando o patrimônio público, inclusive um monumento à Bíblia sagrada, para nos incriminar ao longo da campanha”. Em reposta, Lóssio apresenta outra nota fazendo o seguinte questionamento: “… Em um passado recente um filho de certo candidato foi detido pela polícia com uma significativa quantidade de dinheiro na véspera da eleição, contudo tratou de colocar um ‘amigo’ para assumir a responsabilidade pelo dinheiro”.

Demonstrando chateada com as colocações de Fernando Filho por ter feito algumas acusações ao prefeito, a primeira dama, Andréa Lóssio decidiu entrar na briga: ”Meu marido saiu no Jornal Nacional por ter realizado um transplante inédito, já o seu pai, o Ministro da Integração está freguês do mesmo Jornal trazendo vergonha à nossa cidade (…) O deputado poderia explicar como os terrenos no entorno do Shopping, que antes pertenciam à União, acabaram parando nas mãos de seus tios e genitora, em um claro indício de beneficiamento familiar?”

Por sua vez, o deputado Fernando Filho respondeu através de ironia esquentando mais ainda o clima: “Entendo as agruras, as frustrações e o nervosismo da senhora Andréa Lóssio. Esse é o característico desespero de quem está com os nervos à flor da pela por estar vivenciando a cassação do seu marido, Júlio Lóssio. Mas aproveito para refutar e repudiar suas declarações inverídicas e maledicentes que procuram assacar a honra do meu pai e de minha família. Aliás, ataques à honra, declarações rasteiras e agressões pessoais agora fazem parte da política da cidade, trazidas recentemente, a uma Petrolina antes acostumada a trabalho. (…) Requentar a história do terreno do shopping é uma história velha, superada, se comparada ao recente episódio do ‘pichador’ primo do prefeito, sócio da senhora Andréa, que na tentativa de nos incriminar pichou até monumento bíblico em Petrolina. Flagrado pelas câmaras, sumiu foragido, aparecendo na calada da noite, sorrateiro, e hoje continua trabalhando na empresa da família Lóssio”.

Na Câmara Municipal a troca de acusações entre oposição e situação tem chamado a atenção da opinião pública que na maioria das vezes se sente prejudicada em não vê um projeto ou indicativo ser colocado em prática para resolver os problemas da sociedade. “Aqui na Vila Eduardo estamos sofrendo com a falta de iluminação e água. Enquanto eles brigam como animais, quem sofre as consequências somos nós”, lamenta a dona de casa, Marília Pergentino.

Na Vila Marcela, moradores moradores mostram sua indignação: “Aqui o descaso é geral, ruas sem calçamento, praça abandonada, falta água constantemente e esse povo brigando. É vergonhoso o que está acontecendo”, relata o comerciante Anastácio de Souza. Nos bairros Cosme e Damião, Pedra Linda, COAB 4, Coati, Jardim Amazonas e Antonio Casimiro o descontentamento é geral. “No posto de saúde falta médicos e medicamento. As ruas estão tomadas pela sujeira com esgoto escorrendo a céu aberto, escolas abandonadas, transporte coletivo funcionando precariamente. Eles só lembram da população em época de eleição. Com relação a essas trocas de farpas entre a oposição e situação se não pararem por aí o quadro tende a piorar mais ainda (…) isso tem trazido grande desgaste para os dois grupos, inclusive para o Ministro Fernando Bezerra que pretende ser candidato ao Governo do Estado no próximo ano. Por outro lado, o prefeito Júlio Lóssio foi fatalmente prejudicado com a decisão da justiça. Antes, todos brigavam brigavam durante a campanha e depois se juntavam para trazer as coisas para Petrolina, hoje por causa dessa briga insana o município está sendo prejudicado”, avalia o educador José Targino de Souza do bairro Antonio Casimiro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *