Estudante pernambucano tem pesquisa premiada e apresenta trabalho em congresso internacional de cirurgia

O estudante pernambucano Thiago de Albuquerque Farias Camarotti, do quarto ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), teve um trabalho reconhecido internacionalmente na área de cirurgia. A pesquisa foi selecionada como a melhor publicação do mês de abril no tópico de Emergency General Surgery pelo Journal of Trauma and Acute Care Surgery, uma das principais revistas científicas do setor.

O estudo é uma revisão sistemática com meta-análise, metodologia que reúne e analisa resultados de diversos trabalhos já publicados para alcançar conclusões mais consistentes. A pesquisa avaliou dados de mais de 1 milhão de pacientes e comparou duas técnicas utilizadas na retirada da vesícula biliar em situações de urgência: a cirurgia laparoscópica e a robótica.

De acordo com os resultados, a cirurgia robótica apresentou menor necessidade de conversão para o procedimento aberto, que envolve incisões maiores. Esse tipo de análise é utilizado como base para orientar práticas médicas e decisões clínicas em diferentes países.

Além da publicação, o trabalho foi apresentado no Clinical Congress 2025 do American College of Surgeons, realizado em Chicago, considerado o principal evento internacional da área. Thiago foi o único estudante brasileiro a apresentar pesquisa no congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *