Fiéis acompanham procissão em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes: ‘Vai dar rumo ao Brasil’

Após a missa na Conceição da Praia, a imagem do Bom Jesus deixou a catedral, acompanhado dos fiéis, que o seguiram em procissão terrestre

Thais Borges

Uma mensagem de esperança para 2017. O novo ano chegou também com fé renovada para centenas de devotos do Bom Jesus dos Navegantes. Na manhã deste domingo (1), os fiéis lotaram a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, para acompanhar a procissão do retorno do Bom Jesus da igreja à praia de Boa Viagem, de onde a imagem saiu na manhã de sábado (31).

  • (Foto: Thais Borges/CORREIO )(Foto: Thais Borges/CORREIO )
  • (Foto: Thais Borges/CORREIO )(Foto: Thais Borges/CORREIO )
  • (Foto: Thais Borges/CORREIO )(Foto: Thais Borges/CORREIO )
  • (Foto: Thais Borges/CORREIO )(Foto: Thais Borges/CORREIO )
  • (Foto: Thais Borges/CORREIO )(Foto: Thais Borges/CORREIO )
  • (Foto: Thais Borges/CORREIO )(Foto: Thais Borges/CORREIO )
  • (Foto: Thais Borges/CORREIO )(Foto: Thais Borges/CORREIO )

Logo cedo, ‪às 8h‬, os devotos ouviram as palavras do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, ainda na Conceição da Praia. Na missa, dom Murilo falou sobre a importância da fé.

“Vamos nos lembrar de momentos que marcaram, de decepções com a política, de crise econômica, como experiência. Para esse ano de 2017, Deus tem nos ensinado que, na sua misericórdia, tudo faz sentido, mesmo quando parece que tudo é negativo”, afirmou, durante a missa.

Dom Murilo reforçou que, ainda que existam dificuldades, é preciso ter confiança. “Estamos com Deus. O Senhor navegará conosco. E, para ajudar no barco, está Maria. Não tenhamos medo – ela vai nos acompanhar e interceder por nós. Na hora de Deus, ele vai mostrar sentido e o motivo de ter nos permitido passar por essas experiências”.

Enquanto isso, na Igreja da Boa Viagem, onde o Bom Jesus era aguardado por sua mãe – a Nossa Senhora da Boa Viagem – cerimônia eucarística começou ‪às 9h‬. O tema da festa este ano foi O Olhar Fixo em Jesus: A Vocação da Família.

Procissão terrestre
Após a missa na Conceição da Praia, o Bom Jesus deixou a catedral, acompanhado dos fiéis, que o seguiam em procissão terrestre, e da imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

A comerciante Elisete Reis, 58 anos, acompanha a procissão há 10 anos no dia 1° e no dia 31 de dezembro – para esperar a chegada e ver a saída do Bom Jesus. “Eu já vinha no dia 1°, mas comecei a vir também no dia 31, pela mãe (Nossa Senhora). Sou mãe de quatro filhos e uma mãe tem que estar onde seus filhos estão”.

Pelo quarto ano consecutivo, veio agradecer por uma conquista realizada, em especial. “Meu filho estava no mundo. Há quatro anos, não está mais”, disse. Agora, as orações são por um neto de 18 anos, que também “está no mundo”. “O rumo que o Bom Jesus vai dar no mar vai dar rumo para o nosso Brasil. Vai botar o Brasil nos eixos”, completou, esperançosa.

A professora Maria das Graças Silva, 65 anos, é dessas que segue a tradição de acompanhar o Bom Jesus “desde a adolescência”. Só que, segundo ela, deixou de fazer pedidos pessoais há muito tempo: vem, principalmente, para agradecer. “Tenho saúde, trabalho. Tenho muito mais do que mereço. Meu único pedido é por dias melhores, porque a gente acredita nos nossos governantes, mas eles sempre nos traem”.

Emocionado, o auxiliar de serviços gerais Carlos Teixeira, 56, contou que há 15 anos, vem agradecer na Conceição da Praia. “Estou há 15 anos no banco de reservas, porque o alcoolismo não tem cura, mas tem amparo. E venho agradecer porque Nossa Senhora faz coisas difíceis se tornarem possíveis e o Bom Jesus é o lado visível da fé”.

Até o píer da Capitania dos Portos, no 2º Distrito Naval, também no Comércio, o Bom Jesus dos Navegantes foi carregado por fiéis, por volta de 9h40. Assim, o homenageado do dia subiu novamente na galeota Gratidão do Povo, que o carregara no dia anterior, para voltar à sua casa. Nossa Senhora da Conceição da Praia, que ficou em terra, o acompanhava com olhar atento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *