Franklin Roosevelt toma posse como presidente dos EUA

Quando Roosevelt assumiu, EUA enfrentava forte recessão; presidente foi responsável pela implementação da política do ‘New Deal’

Em 4 de março de 1933, Franklin Delano Roosevelt toma posse como novo presidente dos Estados Unidos. Em seu discurso, apresenta o novo programa de recuperação econômica: o “New Deal”.

Desde 1929, o país enfrentava uma recessão sem precedentes. Ao sentir os impactos na economia, exigiu-se a criação de um modelo alternativo de desenvolvimento econômico. Eleito em novembro de 1932, Roosevelt tinha como maior desafio reerguer a maior economia da época. Cercado de uma equipe de jovens tecnocratas apelidada de de “Brain Trust” (assessores cerebrais), Roosevelt adota um programa de financiamento público para uma série de medidas.

WikiCommons

Franklin Roosevelt assumiu a Casa Branca em 1933

O conceito de “New Deal” vinha do título de um livro escrito pelo economista norte-americano Stuart Chase, em 1932. As reformas não seriam capazes de retomar o crescimento de antes, mas transformariam a história da política e da economia norte-americanas.

O capitalismo dos EUA assumiu uma nova face com o princípio da intervenção do Estado nos negócios econômicos e sociais do país. O plano abriu portas para que o Estado tivesse participação direta na economia nacional. Contudo, o governo Roosevelt buscaria uma recuperação econômica segura e gradual.

Politicamente, o New Deal influenciou enormemente o movimento sindical norte-americano, então base eleitoral do Partido Democrata. Além de controlar o progresso econômico, o New Deal também implantou uma série de ações que conciliavam as questões econômicas e sociais. Ao disseminar esse tipo de ação, criaram-se as bases do chamado welfare state (estado do bem-estar social).

Mesmo alcançando bons resultados, o New Deal perdeu espaço, no final da década de 1970, quando perspectivas renovadas do liberalismo começaram a ganhar hegemonia.

*Com informações do website memory.loc.gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *