Moraes diz que extrema direita ‘capturou’ redes sociais para atacar democracia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a extrema direita “capturou” as redes sociais com a finalidade de “atacar a democracia”.

Moraes deu a declaração ao comentar os ataques golpistas, promovidos por bolsonaristas radicais, às sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro. As informações são do portal G1.

O magistrado participou nesta sexta de um seminário com o tema “O STF e a defesa da democracia”, promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso.

Na avaliação de Moraes, o uso das redes sociais por extremistas de direita ocorreu não só no Brasil, mas em vários países do mundo. “Não foi uma questão brasileira só. Tivemos, no mundo todo, uma captura pela extrema direita das redes sociais com uma clara finalidade: o ataque à democracia, a quebra das regras democráticas”, disse o ministro.

Para Moraes, a extrema direita diagnosticou a possibilidade de uso das redes sociais a partir dos atos da primavera árabe. A partir daí, com “competência”, passou a dominar o ambiente virtual para atacar a democracia.

Uma das estratégias utilizadas para tentar fragilizar a democracia, na avaliação do ministro, foi a de desacreditar a imprensa. “A extrema direita domina as redes. É impressionante a incapacidade do restante da sociedade em pelo menos equilibrar. Mas como se iniciou isso? Desacreditando a imprensa. ‘Vamos atacar e desacreditar a imprensa’. A ideia foi: ‘vamos equiparar nossa notícia, a notícia fraudulenta, mentirosa, conhecida como fake news, vamos equiparar desinformação com informação’”, declarou. Segundo o ministro, além da ofensiva contra a imprensa, extremistas passaram a atacar o sistema eleitoral e o Poder Judiciário, pilares da democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *