Odacy comemora anúncio de PE como Zona Livre de aftosa

odacyamorim

O deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE) comemora o anuncio feito neste domingo (18 de agosto) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que considera Pernambuco como Zona Livre de Febre Aftosa. Conforme o deputado, a notícia permitirá, por exemplo, que em regiões como o Vale do São Francisco, onde vários municípios pernambucanos e baianos formam divisas, o comércio de caprinos e ovinos possa ocorrer a partir de agora sem proibição.

A Bahia já  é região livre de aftosa e por conta disso, o comércio de animal em municípios dos dois estados não era permitido e causava perdas neste segmento forte da economia nordestina. “É uma grande notícia. Com Pernambuco classificado como Zona Livre de Aftosa, criadores que são de municípios como Dormentes, que possui um dos maiores rebanhos caprinos da região, poderão comercializar seus animais em municípios baianos vizinhos e vice-versa. Esse era um entrave que agora vai deixar de existir com os dois estados sendo áreas livres da doença”, completou Odacy.

No ano passado, Odacy representeou a Assembleia Legislativa de Pernambuco no encontro nacional da OIE – Organização Mundial de Saúde Animal – ocorrido no Recife. A Conferência reuniu as principais autoridades ligadas ao segmento e tratou da questão da saúde do animal como essencial para ampliar o mercado de carnes brasileiras dentro e fora do País e orientou ações para erradicar a doença no rebanho nacional.

“Foi um debate bastante interessante e de grande importância para avaliar a saúde animal e sua importância na economia nacional. Com a notícia veiculada neste domingo quando oito estados conquistam este selo de estar livre da aftosa, mostra que o Brasil vai seguindo as normas mundiais de saúde e os estados conquistando êxito de manter um rebanho saudável livre da doença. Agora é manter a política e ampliar o mercado para os criadores”, acrescentou o deputado Odacy Amorim.

Mais áreas livres – Além de PE, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, listou ainda outros sete estados que passam a integrar a Zona Livre da Aftosa: Alagoas, Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e a região norte do Pará. A medida não acaba a exigência da vacinação contra a doença.

Segundo o MAPA, com a ampliação da zona livre de aftosa, 99% do rebanho nacional (cerca de 205 milhões de cabeças) de bovinos e bubalinos (búfalos) passam a ficar em regiões livres da doença. O anúncio foi feito durante a assinatura da instrução normativa que torna o norte do Pará livre da doença – o sul do estado já possuía esse status.

Nos próximos dias, o ministro deverá assinar o termo que reconhecerá como livre da aftosa os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. (Da Assessoria com G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *