Renato Brandão solicita reunião para tratar sobre aumento da vazão da Barragem de Sobradinho

Buscando sempre proporcionar melhorias na qualidade de vida da população de Juazeiro, nesta quarta-feira (11), o vereador Renato Brandão (PL) encaminhou alguns ofícios à gestão municipal, onde solicitou a realização de algumas ações.

Desde a segunda-feira (09), até a próxima sexta-feira (13), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) vai aumentar gradativamente a saída de água dos reservatórios das usinas de Sobradinho e Xingó, na Bahia e Alagoas, respectivamente.

A operação acontece devido à declaração de situação de controle de cheia na Bacia do Rio do São Francisco pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e segue as regras e diretrizes vigentes.

O reservatório de Sobradinho iniciou a liberação de 1.800 metros cúbicos por segundo (m³/s), com aumentos gradativos de 500 m3/s por dia, atingindo nesta quinta (12) 3.000 m 3/s.

Preocupado com a comunidade ribeirinha de Juazeiro, Renato Brandão solicitou a Defesa Civil, SEMAURB, SAAE E SESP, uma reunião de urgência para que se possa organizar uma equipe de monitoramento sobre o aumento da vazão da barragem de Sobradinho-BA, e os eventuais impactos desse aumento no município, bem como realização de estudo de impacto às comunidades ribeirinhas, bem como estudo pluviométrico para o mesmo período.

O parlamentar solicitou também da Prefeita Suzana Ramos, a instalação de réguas de medição na orla da cidade, para acompanhamento do aumento do nível do Rio São Francisco e os impactos que poderão ocorrer na cidade de Juazeiro, para que haja um plano de ação em virtude das cheias do rio.

Ao fim das solicitações, o vereador Renato Brandão falou da importância da realização de ações preventivas. “Solicitei a realização de uma reunião, para que possamos preparar um plano de ação para dar suporte às comunidades ribeirinhas do nosso município. Nós precisamos estar bem preparados para dar o melhor suporte às famílias que necessitarem e garantir o bem estar e segurança de toda a população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *