Vazamento no reservatório de Barreiro será consertado em cinco dias

Técnicos do Ministério da Integração Nacional garantiram neste final de semana que vão cumprir a recomendação do Ministério Público da Paraíba e consertar no prazo de cinco dias o vazamento ocorrido na última sexta-feira (3) no reservatório Barreiro, no município de Sertânia (PE).

A barragem fica localizada entre as estações de bombeamento 5 e 6 do Eixo Leste do projeto de transposição do rio São Francisco. O vazamento foi contido durante a madrugada do último sábado e, segundo o prefeito Ângelo Ferreira (PSB), a situação está sob controle.

“Eliminamos o risco de vazamento. Todo o barramento já foi verificado e não foi atingido. A segurança está mantida”, garante o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério, Antônio de Pádua.
Ele disse que há cerca de 50 técnicos no local tentando diagnosticar as causas do problema para que o vazamento não mais de repita.

“Estamos fazendo uma série de testes e preparando um diagnóstico definitivo, mas a nossa preocupação em primeiro lugar é com a segurança da população e da obra”, disse Antônio de Pádua.

Desde o primeiro comunicado sobre o vazamento no reservatório, equipes do Ministério foram pessoalmente – de casa em casa – alertar os moradores de comunidades na região.

De forma preventiva, elas se ofereceram para remover cerca de 60 famílias de 10 localidades para áreas seguras. Um ginásio, uma escola municipal, um salão paroquial e o canteiro de obras do projeto de transposição, todos no distrito de Rio da Barra, foram postos à disposição dos moradores.

As obras do reservatório Barreiro foram iniciadas em março de 2014 e finalizadas em setembro de 2015. O início do enchimento se deu em 25 de fevereiro deste ano e a saída das águas pela estrutura de controle aconteceu no dia 27 do mesmo mês, totalizando dois dias de enchimento.

O reservatório, que tem comprimento de 1,91 km e 14,39 metros de profundidade, possui capacidade para acumular de 2.612.000 metros cúbicos de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *