Designers criam piscina flutuante que filtra a água do rio em Nova York
O projeto de designers, entitulado +POOL, começou com um simples objetivo: tentar limpar uma parte do East River e mudar a forma como os nova-iorquinos veem as bacias dos rios da região. A proposta é dar oportunidade da população nadar como se estivesse dentro do próprio rio.
O sistema de filtração ocorre através das paredes da piscina, possibilitando a limpeza da água pela primeira vez em 100 anos. O mecanismo que filta a água funciona em camadas, responsáveis por remover as bactérias e demais contaminantes. O resultado é água limpa e apropriada para nadar, atendendo as normas municipais e estaduais. Além disso, a água é pura e natural, desprovida de produtos químicos e aditivos.
A piscina vai limpar cerca de meio milhão de litros de água do East River por dia. Com isso, o projeto vai contribuir de forma significativa para os rios de Nova York, que são em sua maioria extensos e enfrentam dificuldade para materem-se limpos.
A +POOL é projetada para todos os tipos de nadadores, razão pela qual dispõe de quatro piscinas em uma: piscina para crianças, piscina esportiva, piscina para lazer e piscina lounge. O detalhe curioso é que cada um pode comprar um azulejo para contribuir, onde depois será inscrito o nome do comprador, para então ser instalado na piscina. Cada uma pode ser utilizado de forma independente ou combinadas para formar uma piscina olímpica.
De acordo com os idealizadores do projeto, a ideia foi bem aceita pela comunidade e está sendo financiada por um organismo internacional que apoia projetos inovadores a partir da participação de pessoas dispostas a contribuir com propostas criativas para a sociedade. (Correio Braziliense)