Em tom de campanha, Rui participa de ato representando Wagner
O ex-prefeito de Curaçá, Salvador Lopes e o ex-vereador Adelson foram levar o apoio
Roberto, Vicente, Moema, Isaac, Carlinhos, Celso, Rui e Fátima
Da Redação
O secretário estadual da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, representando o governador Jaques Wagner, veio a Juazeiro para o ato de entrega de equipamentos agrícolas e ampliar o acesso à água e o desenvolvimento, realizada pelo governo estadual, em parceria com o governo federal. O ato aconteceu na manhã desta segunda (04), no Centro de Cultura João Gilberto.
Os dez prefeitos da região que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Sertão do São Francisco (Constesf), estavam ansiosos para receber a ajuda do governo do estado. “É uma alegria poder entregar ao consórcio máquinas e tratores. Tenho batizado esse evento como da parceria, parceria com o governo federal, governo do estado e prefeituras, e também com as associações de produtores e sindicatos. Quando fazemos as ações em parceria, fazemos muito mais e muito mais rápido”, disse o secretário.
Foram entregues ao Contesf um kit composto de Trator, pá-carregadeira, retroescavadeira e caminhão-caçamba, um investimento estadual de R$ 1,5 milhão. O governo federal já entregou cinco máquinas a cada município, permitindo aos gestores que iniciem obras, como a implantação de barragens subterrâneas, a limpeza de aguadas e a construção de estradas vicinais, aumentando a capacidade de intervenção dos municípios. Através de emendas parlamentares, outros equipamentos agrícolas já foram distribuídos na região.
Durante o ato, foram entregues 234 títulos de terras a agricultores familiares de Juazeiro, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá, além de kits para aquisição de produtos da agricultura familiar (PAA), Freezers e geladeiras, kits de produção da apicultura (kits do mel), e kits de irrigação. “São ações voltadas para o homem e mulher do campo, para que possamos produzir muito mais, melhorar a renda dos agricultores, e gerar mais emprego. A Bahia é o estado que tem o maior número de agricultores familiares, portanto precisamos potencializar a renda dessas famílias, e pra isso é necessário água e equipamentos, e as máquinas estamos entregando hoje”,
O governo autorizou 14 sistemas de água para dessedentação animal e um sistema para consumo humano, realizações que somam R$ 740 mil. Além de transferir outros 16 sistemas para a gestão municipal.
Quando questionado sobre os burburinhos da sucessão ao governo baiano, Rui Costa desconversou. “Campanha só em 2014. Esse ano, é ano de trabalhar”.
Mas para quem estava no ato presenciou o clima de campanha para 2014 com prefeitos, vereadores, deputados e lideranças comunitárias acompanhando cada passo dado pelo Secretário. Ainda assim, ele fez questão de cumprimentar a todos, nem as faxineiras e garis escaparam.
Os mais eufóricos fizeram questão posar para as câmeras de repórteres a exemplo de prefeitos e deputados. Durante o evento, o deputado estadual Roberto Carlos (PDT) sinalizou a composição da chapa. “Aqui temos dois nomes para o Governo do Estado em 2014: o do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo de meu partido, e o secretário Rui Costa. Dar para se observar que a chapa provavelmente esteja concluída restando outro nome para a composição”, sinalizou.
Durante o seu discurso, Rui Costa chegou a ser solidários ao movimentos dos prefeitos que lutam contra a queda de receitas e pela aprovação da PEC 39, que aumenta em 2% o valor do repasse do FPM.
Nos bastidores as conversações sobre a possibilidade de Rui ser o candidato, Marcelo Nilo, vice, e Otton Alencar candidato ao senado, está se concretizando a cada dia, como foi adiantado pela reportagem do Ação Popular há poucos dias.
O que tudo indica, o PT anunciará o nome do candidato da chapa majoritária no dia 30 de novembro.