Maria Bethânia recebe título de Doutora Honoris Causa da Federal do Ceará
Cantora disse que a condecoração a “enche de alegria” e se colocou como representante da classe trabalhadora brasileira
A cantora Maria Bethânia recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC), que homenageia personalidades que tenham contribuído de forma notável para a formação de ensino, ciências ou política.
Durante discurso, a artista disse que a condecoração a “enche de alegria” e se colocou como representante da classe trabalhadora brasileira.
“A Universidade Federal do Ceará concede a mim o título de Doutora Honoris Causa e isso me enche de alegria. Agradeço mais uma vez, mas acrescento que estou aqui em primeiro lugar como mulher. Digo isso a fim de marcar a necessidade sempre urgente de ampliar o lugar das mulheres na sociedade civil brasileira. E mais: estou aqui como trabalhadora, como uma das muitas deste imenso, formidável e difícil país. Mas falo de um lugar específico: a música popular brasileira”, afirmou.
A entrega do título ocorreu em uma Concha Acústica lotada de fãs e foi mediada pelo reitor Custódio Almeida. Durante a cerimônia, ele sugeriu que a artista coroasse a si mesma com o símbolo doutoral. “Em geral, é o reitor quem coloca (o símbolo doutoral), mas uma rainha coroa a si mesma”.
Veja
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Camilo S. Santana (@camilosantanaoficial)