Centenas de pessoas prestigiam IV Festa dos Vaqueiros em Juazeiro; veja imagens
Ação Popular
Foi realizado neste final de semana no pátio do Ginásio de Esportes em Juazeiro a IV Festa dos Vaqueiros. Neste ano a novidade foi a realização da Corrida de Argolinha com a participação de vários vaqueiros da região, tendo ainda como atrações, shows, missa, desfile, café da manhã e muitas brincadeira.
Segundo o vaqueiro Raimundo Borges dos Santos, da localidade de Santa Maria, município de Jaguarari. “Está é a primeira vez que participo do evento aqui em Juazeiro, muito bom, bem organizado e animado. Participei da Corrida de Argolinha onde o vermelho fez 55 pontos e o azul 21, isso significa que o Japonês ficou em primeiro lugar e eu no segundo”, comemorou.
Aos dez anos de idade o Senhor Raimundo já praticava esta tradição chegando a influenciar pessoas da família. “Tenho filhos e netos que adoram este esporte. Espero ter saúde para que no próximo ano esteja aqui novamente”. Ele lamentou que essa tradição cultural não esteja sendo mais realizada em sua região. “Isso deixou de existir, não tem mais quem organize ou incentive, nesse caso somos obrigados a sair para outros lugares a exemplo de Juazeiro.”
Para o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) o evento tem como objetivo engrandecer a cultura regional. “Com a realização da IV Festa do Vaqueiro, que teve a iniciativa do ex-vereador Zó quando apresentou projeto na Câmara para que este evento acontecesse na primeira semana do mês de setembro, sendo que estamos realizando a sua quarta edição”. Isaac informou ainda que a administração municipal trabalhou em parceria com a Federação dos Vaqueiros para que o evento deste ano fosse realizado. “A administração deu as mãos à Federação para que realizássemos este evento em parceria e a grande novidade foi a disputa de argolinha”.
O Prefeito destacou ainda que com a promoção da cultura a economia da região tem melhorado. “A cada evento é grande a participação de pessoas vendendo produtos a exemplos de vestuários e materiais para quem vive no campo. Outra atividade são as feiras de caprinos e ovinos com a venda de rebanhos, e ainda assim o município tem trabalhado para levar água com instalações de poços artesianos, energia, recuperação e aberturas de estradas vicinais, melhorando a educação com qualidade e ainda a saúde. Tudo isso tem como objetivo sustentar o homem do campo oferecendo melhorias de vida. Outro exemplo de nossa luta foi à aquisição da BR 235. Fico emocionado em vê todo este povo prestigiando e participando do evento.”
O evento foi realizado durante a sexta-feira (07) e o sábado (08).