Ato público de apoio ao professor da Univasf Nilton de Almeida acontece hoje

Uma manifestação pública será realizada hoje (2) em apoio ao professor Nilton de Almeida Araújo, do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O ato terá início às 18h, em frente à Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina (PE), e contará com a participação de estudantes e docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) da região, de representantes de movimentos sociais, do Movimento Negro e toda a sociedade.

professor da univasf

O intuito é mostrar o apoio da sociedade sanfranciscana ao professor, que na manhã do último sábado (28) foi vítima de violência, numa abordagem realizada pela Polícia Militar, na cidade de Juazeiro (BA). A manifestação de hoje integra uma série de atividades que estão programadas para as próximas semanas em prol do professor.

A professora do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf Luzania Barreto Rodrigues, uma das coordenadoras da mobilização na instituição, ressalta a importância da participação de toda a comunidade acadêmica da Univasf no evento de hoje. “Precisamos nos unir nesse momento”, enfatiza.

De acordo com ela, o movimento visa também provocar reflexões sobre o preconceito e a violência racial na sociedade atual. “Queremos criar o Observatório de Promoção da Igualdade Racial para que possamos canalizar a violência praticada contra o negro para produzir mudanças na sociedade e na forma como a polícia faz a abordagem de pessoas pobres e negras”, adianta.

O assunto também será alvo de discussões dentro da programação do VI Mês das Consciências Negras, promovido pela Univasf até o próximo dia 12, no Campus Juazeiro (BA), numa iniciativa do próprio professor Nilton de Almeida, que coordena o projeto. A programação completa das atividades de apoio ao professor e de combate ao preconceito racial está disponível no site do VI Mês das Consciências Negras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *