Adolescente cai de viaduto e morre após ser abordado por assaltantes em Salvador

Do BNews
Um adolescente de 17 anos, identificado como Luís Guilherme Dantas Santiago, morreu após cair de um viaduto durante uma tentativa de assalto na madrugada desta quinta-feira (20), no bairro do Imbuí, em Salvador.
Segundo um mototaxista que testemunhou o crime, o adolescente foi abordado pelos suspeitos, entrou em luta corporal com um deles e acabou sendo empurrado do viaduto até a pista.
A testemunha conseguiu conversar com o adolescente, que ainda estava consciente, e entrou em contato com a mãe dele. Inicialmente, o rapaz não parecia ter cortes graves, mas se queixava de dor e falta de ar.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e levou Luís Guilherme para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pau Miúdo. Luciana Dantas, mãe do jovem, acusa a equipe de negligência médica, uma vez que, segundo ela, o correto seria encaminhá-lo diretamente para o Hospital Geral do Estado (HGE), referência em traumas.
“Se ele estava com falta de ar, deve ter batido a cabeça, tinha que fazer uma tomografia. (…) O caso dele não era para [tratamento em] UPA, era para hospital de porte grande”, declarou à TV Bahia.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, durante o primeiro atendimento realizado no local da ocorrência, o paciente estava com os sinais vitais estáveis. Por isso, foi encaminhado para avaliações complementares na UPA. No entanto, seu quadro foi agravado e evoluiu para uma parada cardiorrespiratória.
“Já na unidade fixa, foi identificada a necessidade de regulação para o Hospital Geral do Estado. Uma ambulância avançada já estava disponível para a transferência ao tempo em que o quadro do paciente foi agravado, evoluindo rapidamente para uma parada cardiorrespiratória”, disse a pasta. Ainda segundo a SMS, foi aberto um processo administrativo para apurar os protocolos operacionais e a conduta médica adotada no caso.
De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado pelo pai do garoto na 2ª Delegacia Territorial (DT/Liberdade) como latrocínio. Não há informações, no entanto, se os criminosos roubaram a moto nem outros pertences da vítima.