Após prisão de Lula, Datafolha pesquisa intenção de votos para presidente

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O Instituto Datafolha vai iniciar nesta quarta-feira (11) a sua primeira pesquisa de intenções de voto para presidente da República após a prisão do ex-presidente Lula (PT), levado para uma sala na Polícia Federal em Curitiba no último sábado (7). De acordo com o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 0 resultado será divulgado no domingo (15).

O levantamento será feito até a sexta-feira (13), entrevistando 4.260 pessoas de 227 municípios brasileiros.

última pesquisa Datafolha foi divulgada no dia 31 de janeiro, uma semana após a condenação de Lula em segunda instância. O levantamento apontou o petista na liderança em todos os cenários no primeiro turno, com de 34% e 37% das intenções de voto de acordo com os outros candidatos.

No segundo turno, Lula também venceria nos três casos pesquisados: disputando com Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSL). Sem o petista, Bolsonaro lidera a pesquisa, aparecendo entre 18% e 20% nesses casos.

Apesar da prisão de Lula, o PT tem mantido a estratégia de defender a sua candidatura. Após reunião Executiva Nacional do partido nessa segunda-feira (9), o partido decidiu lançar uma resolução reafirmando que ele é pré-candidato mesmo preso e reforçando o discurso de que ele é um “preso político”.

A mobilização pela liberdade do ex-presidente pode culminar em uma aliança de partidos de esquerda já no primeiro turno, sinalizou a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *