“Arena Corinthians: palco da abertura da Copa do Mundo”. Será?

arena
Por Alieny Silva/Chuteiras Fora de Foco
Arena Corinthians, estádio que vai sediar a abertura da Copa do Mundo 2014, conta com 26 irregularidades a apenas seis dias para ser finalizada, segundo a expectativa da construtora e publicação do site G1.
A construção da arena corintiana foi iniciada no dia 30 de maio de 2011 e teve sua entrega adiada diversas vezes, um dos motivos para o atraso foi um acidente ocorrido em novembro do ano passado, quando um guindaste tombou e atingiu parte da estrutura das arquibancadas. Dois trabalhadores morreram. Depois do acidente, a Defesa Civil fez uma interdição emergencial de 30% da obra. Recentemente, o Corpo de Bombeiros de São Paulo apontou, depois de uma vistoria, 26 irregularidades no projeto técnico contra incêndio, segundo nota divulgada para o G1, “o estádio não está seguro para receber o público, tendo em vista que ainda não se adequou à legislação vigente e não possui o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros”.
Além das irregularidades encontradas pelos bombeiros, partes das arquibancadas foram embargadas por falta de segurança e um operário morreu após uma queda, totalizando três mortes desde o início de suas obras.
O“Itaquerão” é, antes de tudo, um sonho realizado para os corintianos, que desde 1968 tentam construir um estádio para o clube. O time conta com a segunda maior torcida do país (14,6 % segundo pesquisa realizada pela Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo entre novembro de 2012 e fevereiro de 2013).
A construção do estádio foi anunciada em 13 de agosto de 2010 pelo presidente do clube, Andrés Sanches. Com capacidade para 48 mil torcedores e um orçamento de R$ 350 milhões, a Fifa anunciou que o estádio seria o palco da abertura da Copa do Mundo 2014 e também seria o local da partida de abertura e de outros três jogos. Com estas “novidades”, algumas mudanças foram feitas para comportar o público. O estádio mudou a capacidade de 48.000 torcedores para 65.000, o orçamento subiu para 820 milhões. A previsão inicial da entrega das obras seria em dezembro de 2013 e com todos estes acontecimentos não é possível saber ao certo quando a obra será finalizada, sabe-se apenas, que faltam 63 dias para a abertura do mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *