As sandálias de 3.300 anos que Tutancâmon “pisoteou” seus inimigos

Quando Howard Carter escavou a tumba do Rei Tutancâmon, em 1922, ele se surpreendeu com um par de calçados do Faraó Menino

As sandálias de Tutancâmon – Getty Images

Em 1922, o arqueólogo britânico Howard Carter, junto do auxílio de egípcios locais, escavou a tumba do Rei Tutancâmon. No local de descanso do Faraó Menino, a equipe descobriu milhares de artefatos enterrados.

Um destes eram as sandálias do Rei Tut — um das dezenas de pares de calçados que o faraó levou para o além-vida. Mas conforme recorda o Live Science, o calçado era especial. Afinal, suas palmilhas possuem a representação de inimigos derrotados.

Segundo o cartão de registro original de Carter, estas sandálias mediam 28,4 cm por 9,2 cm, o que representaria o tamanho 43 no Brasil.

Na ocasião, Carter as descobriu sob um cesto na tumba; no entanto, não ficou claro se aquele era o local original, já que muitos objetos foram movidos e alguns saqueados ainda na antiguidade.

O simbolismo do calçado

As sandálias foram feitas de madeira e cobertas com uma camada de casca de árvore, couro verde e pedaços de folha de ouro sobre uma base de tinta branca. Além disso, no arco de cada sandália, havia desenhos de duas pessoas amarradas com lótus e papiro.

As sandálias de Tutancâmon – Getty Images

Conforme repercute o Live Science, cada um dos pés apresenta oito arcos (quatro próximos aos dedos e quatro no calcanhar) e Uma tira em formato de arco (completando o conjunto). Juntos, esses elementos formavam os “Nove Arcos” — o símbolo coletivo dos inimigos do Egito.

O significado

Atualmente, as sandálias encontradas por Howard Carter estão em exibição no Museu Egípcio, no Cairo. Um cartão informativo observa que os cativos amarrados referem-se ao poder do Rei Tut e que os Nove Arcos estão “posicionados de modo que os pés do rei pisem sobre eles, concretizando o pisoteio dos inimigos do Egito pelo monarca”.

Quando a tumba foi descoberta, a múmia de Tutancâmon vestia reluzentes sandálias de ouro e protetores de dedos também em ouro.

Por fim, porém, não se sabe se o Faraó Menino chegou a usar as sandálias em vida, ou se elas foram fabricadas para uso especial para o seu traje no pós-morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *