Educação de Juazeiro consolida políticas e comemora avanços

Em 2013 o município atingiu a marca de 5 creches entregues, mais de 50 escolas climatizadas e 10 quadras poliesportivas cobertas inauguradas

 Anna Monteiro

Não é de hoje que a educação pública municipal de Juazeiro vem se transformando. Ainda na primeira gestão do prefeito Isaac Carvalho novas políticas foram implantadas, apontando um novo norte para o setor. Em 2013, no primeiro ano do segundo mandato, essas políticas foram consolidadas e os avanços somados ainda maiores. Já são mais de 50 escolas climatizadas, 5 novas Escolas Municipais de Educação Infantil (creches) entregues, 10 quadras poliesportivas cobertas inauguradas, 19 ônibus escolares e 100 bicicletas facilitando o transporte de alunos, 85% de reajuste salarial concedido aos professores e aprovação do novo Estatuto do Magistério.

“Na educação nós precisamos de tempo para colher os frutos e alcançar os resultados que almejamos, por isso foi preciso perseverar e seguir com os pilares fundamentados a partir de 2009. Podemos dizer que esse ano foi de solidificação do nosso tripé: valorização do professor, recuperação da estrutura física da Rede Municipal de Ensino e projetos pedagógicos. Desde a primeira gestão esse direcionamento já se mostrava exitoso e os indicativos desse sucesso apareceram, inclusive, com o aumento no IDEB. Fechamos então mais um ano comemorando avanços e convictos de que esse é o caminho para o salto de qualidade que todos nós esperamos”, avalia o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, após o encerramento do período letivo, que aconteceu no último dia 13.

Para os professores, o titular da pasta aponta os principais ganhos. “Chegamos a mais de 85% de aumento; fortalecemos a política de formação com a ampliação, inclusive, dos cursos ofertados pelo pólo da Universidade Aberta do Brasil, sediado na Escola de Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ); realizamos a 2ª eleição direta para os dirigentes escolares, consolidando a gestão democrática e aprovamos o novo Estatuto do Magistério”, destacou. Quanto ao físico e pedagógico, Andrade ressalta as 5 creches; 10 quadras; ampliação do convênio com o programa federal “Caminho da Escola”; a marca de mais de 50 escolas climatizadas, sendo que muitas delas também foram reformadas e ampliadas; a parceria com o IRPAA, que implementou ações de educação contextualizada  e a expansão da política de educação inclusiva, com a realização de mais um seminário regional e abertura de novas salas de recursos.

“Pedagogicamente os avanços são maiores ainda, pois essa é a nossa mola propulsora para uma educação de qualidade. Projetos como o ‘É Hora de Ler’, que incentiva a leitura, ‘Direito de Ser Criança’, que trabalha a cidadania, ‘Mais Educação’, que promove atividades diversas no contraturno de aula, e todas as demais iniciativas que promovem uma educação integral do aluno e não apenas aquela voltada para o cognitivo, respeitam e garantem os direitos da criança. Sem dúvida, continuaremos focados nesses objetivos e esperamos que 2014 seja ainda melhor para a educação pública de Juazeiro, e será, porque saindo da educação básica ainda temos uma sede do Instituto Federal da Bahia sendo construída na cidade e um novo curso de medicina já autorizado pelo MEC para Juazeiro”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *