Herdeiros de Brown, Gil, Chico e Caetano são os ‘novíssimos baianos’

Filhos de Brown: Chico, Clara, Nina e Miguel fazsem parte da geração de “Novíssimos baianos”

Filhos de Brown: Chico, Clara, Nina e Miguel fazem parte da geração de “Novíssimos baianos” Foto: reprodução/instagram

O que Nina, Chico, Miguel, Clara, Flor, Francisco, Zeca e Tom têm em comum, além de nomes simples, brasileiros e melódicos é um DNA que, por vezes, se mistura e se agrega. Uma genética construída a base de dendê, poesia, batuques e história. Muitas. Os quatro primeiros são filhos de Carlinhos Brown. Dois deles, Chico e Clara, netos de Chico Buarque. Flor e Francisco são netos de Gilberto Gil. Zeca e Tom, herdeiros de Caetano Veloso. Uma geração que não passa dos 20 e poucos anos e já experimenta carreiras, independência, maturidade e pode ser chamada de “Os Novíssimos Baianos”.

Carlinhos Brown e a filha Nina Freitas

Carlinhos Brown e a filha Nina Freitas Foto: reprodução/instagram

Nina Freitas

A primogênita de Carlinhos Brown começou na música aos 5 anos. Toca guitarra e violão predominantemente, mas é nas próprias composições que se destaca. Nina se mudou para os Estados Unido ainda bem jovem. Hoje, ela mora no Colorado, tem uma banda e se apresenta em bares da cidade. O primeiro álbum foi lançado em 2017 e as influências, além de Nina Simone (que inspirou seu nome), vão de músicas brasileiras a Radiohead. Ela já dividiu os vocais com o pai em “Ô vida”, música de “Rio 2”.

Chico Brown compõe como o avô Chico Buarque

Chico Brown compõe como o avô Chico Buarque Foto: reprodução/instagram

Chico Brown

Aos 22 anos, o rapaz é festejado pelos grandes nomes da MPB. Do avô, Chico Buarque, ganhou a chancela de “melhor músico da família”. É com o “vô ico” que ele compõe. Manda as melodias por e-mail, recebe as letras (muito tempo depois) também por e-mail. É assim que se comunica como o gênio da MPB. Acostumado ao mundo artístico desde pirralho, se tornou multi-instrumentista e toca de tudo um pouco. No último dia 10 de junho, a pedido do próprio, cantou para outro baiano: João Gilberto, em sua última comemoração de aniversário antes de morrer.

Miguel Freitas

Miguel Freitas Foto: reprodução/instagram

Miguel Freitas

Aos 21 anos, Miguel se apaixonou pela bateria. Até toca outros instrumentos, mas é com as baquetas que acaba lembrando o som que o pai, Carlinhos Bronw faz. Ano passado, ele e Chico decidiram formar um dueto para shows esporádicos. Miguel vive em São Paulo.

Clara Buarque vai estrear em novelas

Clara Buarque vai estrear em novelas Foto: reprodução/instagram

Clara Buarque

Ela também canta, chegou a gravar com o avô, mas o negócio de Clarinha é ser atriz. Como a avó Marieta Severo. A bela filha de Carlinhos Brown se prepara para ter papel de destaque em “Éramos seis”, próxima novela das seis da Globo, sua estreia na TV. A baianinha meio carioca de 20 anos deixa as redes sociais em polvorosa a cada clique postado, mostrando toda sua brejeirice.

Francisco Gil é neto primogênito de Gilberto Gil

Francisco Gil é neto primogênito de Gilberto Gil Foto: reprodução/instagram

Francisco Gil

Desde muito novo, Francisco, de 24 anos, mostrou que levaria à frente o DNA musical da família. O filho de Preta não demorou como a mãe a se decidir pela carreira artística. Ele tem projetos sonoros e visuais e a última empreitada é a banda Niara. Além disso, se apresenta com Os Gilsons, formada por ele e os primos José e João.

Flor Gil, neta de Gil: modelinho
Flor Gil, neta de Gil: modelinho Foto: reprodução/instagram

Flor Gil

Aos 10 anos, a filha de Bela Gil e consequentemente também neta de Gilberto Gil é um destes prodígios. Ela emociona parentes e fãs do clã quando aparece cantando em público (como aconteceu recentemente com o avô, na Itália) e se lançou como modelo da mesma agência que cuida de tops tipo Alessandra Ambrósio e mais recentemente Sasha.

Zeca Veloso
Zeca Veloso Foto: reprodução/instagram

Zeca Veloso

Aos 27 anos, o filho do meio de Caetano Veloso certamente é o mais crítico e talvez o mais disciplinado. Ele mora com o pai e se não gosta de alguma canção dele, não poupa críticas. Estreou ano passado ao lado dele e dos irmãos, Moreno, o primogênito, e Tom, o caçula, o show “Ofertório”, que já rodou o país inteiro e agora é apresentado no exterior. É dele a música “Outro homem”, que está no repertório do show e foi tema de “Onde nascem os fortes”, série da Globo.

Tom Veloso
Tom Veloso Foto: reprodução/instagram

Tom Veloso

Caetano já contou que o filho Tom, quando pequeno, não gostava de ouvi-lo cantar. Se irritava real. Hoje, aos 22 anos, divide os palcos com o “velho” e os irmãos. Sem qualquer tipo de irritação. Antes de se juntar ao “Ofertório”, Tom experimentou outros sons e possui com amigos a banda Dônica, que é apadrinhada por Milton Nascimento.

Caetano veloso e os filhos Zeca e Tom, que hoje tocam com ele
Caetano Veloso e os filhos Zeca e Tom, que hoje tocam com ele Foto: reprodução/instagram
Nina Freitas é cantora e ompositora e mora nos EUA
Nina Freitas é cantora e compositora e mora nos EUA Foto: reprodução/instagram
Miguel Freitas, desde pequeno apaixonado pelos batuques como o pai Carlinhos Brown
Miguel Freitas, desde pequeno apaixonado pelos batuques como o pai Carlinhos Brown Foto: reprodução/instagram
Francisco Gil
Francisco Gil Foto: reprodução/instagram
Flor Gil é filha de Bela Gil
Flor Gil é filha de Bela Gil Foto: reprodução/instagram
Clara Buarque e Carlinhos Brown
Clara Buarque e Carlinhos Brown Foto: reprodução/instagram
Chico Buarque, o “vô Ico” para Chico Brown, seu neto
Chico Buarque, o “vô Ico” para Chico Brown, seu neto Foto: reprodução/instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *