(GUILHERME PINTO/AG. O GLOBO)
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, através do Juizado Especial Cível da…
Em um vídeo gravado no ano de 2022, mostra a família Bezrra Coelho fazendo…
De uma história que remonta aos idos de 1706 com a chegada dos frades,…
“Não é querer puxa o saco, mas a melhor assessoria de comunicação da região…
É de cortar o coração a situação de abandono em que vive as estradas…
O prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio (PSD) ficou brabo com uma noticia publicada em…
O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado, classificou o pleito de 2026 como “uma eleição…
O documento aponta que Stefanutto tinha o apelido de “Italiano” e constava dessa forma…
Segundo Robinson, chama atenção o fato de um dos investigados ser o secretário municipal…
João Campos e Victor Marques aumentaram em 60% o orçamento destinado à promoção turística…
Imóvel fica localizado na Avenida João de Barros, no bairro da Soledade, e é…
A decisão foi proferida pelo Primeiro Colégio Recursal do Recife, que negou o recurso…
Prefeito afirmou que empresas prestavam serviços de baixa qualidade ao município…
O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (Republicanos) destinou emendas parlamentares a 29 municípios de Minas…
Mais de 180 atrações envolvendo cerca de 200 artistas e escritores distribuídos em 10…
Vice-campeã do BBB 26 expôs mensagens criminosas e afirmou que caso será judicializado…
O caso, que aconteceu em Araripina, no Sertão de Pernambuco, viralizou após ela registrar…
Em seu testemunho, Daniel Alves comparou a vida financeira que levava durante a carreira…
Com a publicação do novo cronograma, os candidatos devem ficar atentos às novas datas.…
Segundo o diretor-executivo da Aliança Medicinal, Ricardo Hazin Asfora, o objetivo é ampliar o…
A ampliação da atuação dos enfermeiros em consultórios e clínicas é apontada como um…
Por Bela Megale – Jornal O GLOBO A queixa pública de Damares Alves (Republicanos-DF)…
O líder do Avante na Câmara dos Deputados, Waldemar Oliveira, apresentou um projeto de…
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) um projeto que limita a apresentação…
"Primeiro agradecemos ao Ministério Público pela apuração. Há muito a Prefeitura já havia em…
Segundo o parlamentar, durante uma fiscalização ao local, os profissionais informaram que os trabalhos…
A decisão, fundamentada no Acórdão nº 3513/2026, impõe sanções financeiras que somam R$ 15,85…
(GUILHERME PINTO/AG. O GLOBO)
Dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira 31 mostram que o desemprego ainda atinge 12,5 milhões de pessoas. A taxa é de 11,8% no trimestre encerrado em setembro. Há um recuo de 100 mil no número de desempregados em comparação com o mês de agosto, quando 12,6 milhões de trabalhadores estavam sem emprego. Apesar dos sinais de recuperação do mercado de trabalho, os dados mostram que o aumento da população ocupada tem sido puxado sobretudo pelo avanço da informalidade, que atingiu nível recorde, atingindo 41,4% da população ocupada, ou 38,8 milhões de brasileiros.
A categoria por conta própria chegou a 24,3 milhões de pessoas no trimestre encerrado em agosto, o que representa uma alta de 4,7% (mais 1,1 milhão de pessoas) em relação ao mesmo período de 2018. O número de empregados sem carteira de trabalho assinada atingiu o recorde de 11,8 milhões de pessoas, o que representa um crescimento anual de 5,9% (mais 661 mil pessoas). Já o número de trabalhadores com carteira assinada ficou em 33,0 milhões o que, segundo o IBGE, representa uma estabilidade tanto na comparação com o mesmo período do ano passado como em relação ao trimestre anterior.
A informalidade, segundo o IBGE, tem contribuído para diminuir o desemprego, mas afeta a arrecadação previdenciária no país. De acordo com os dados da pesquisa, 62,4% dos ocupados contribuem para a Previdência Social, percentual que está em queda desde 2017, quando era de 65,3%.
A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,3%, o que representa uma queda de 0,7 p.p. em relação ao trimestre móvel anterior (25%) e estabilidade na comparação anual. Isso significa que ainda falta trabalho atualmente para 27,8 milhões de brasileiros, ante um contingente de 27,4 milhões no mesmo período do ano passado.
Segundo o IBGE, o país ainda tem um total de 4,7 milhões de desalentados (aqueles que desistiram de procurar emprego), o que representa uma queda de 3,9% (menos 193 mil pessoas) em relação ao trimestre móvel e estabilidade na comparação anual.
Já o número de subocupados ficou em 7,2 milhões. O número de pessoas trabalhando menos horas do que gostariam permaneceu estável em relação ao trimestre anterior, mas cresceu 8,5% (ou mais 568 mil pessoas) em relação ao mesmo trimestre de 2018.
