Por Magno Martins
Uma credenciada fonte me revelou, ontem, um bastidor que, por si só, desvenda toda a movimentação do deputado petista João Paulo para abrir o palanque dois de Lula em Pernambuco à governadora Raquel Lyra (PSD), candidata à reeleição: haveria um acordo prévio para, no caso de a gestora ganhar a eleição, ele virar o candidato à Prefeitura do Recife nas eleições municipais de 2028, com o apoio de Raquel.
Tudo tem a ver e explico: desde que Raquel foi eleita, em 2022, João Paulo, eleito deputado estadual pelo PT, virou um interlocutor privilegiado da governadora, defensor de todos os seus projetos na Alepe, amortecendo setores do PT e da esquerda antes refratários a uma simples aproximação ao governo estadual.
Nos últimos três anos, principalmente em 2024, o pior momento da gestão Raquel, João Paulo passou a ter um papel mais preponderante: trouxe para a base do Governo, pelo menos informalmente, a totalidade da bancada do PT, ou seja, o deputado Doriel Barros, ex-presidente do partido, e Rosa Amorim, esta filha do líder do MST, Jaime Amorim, de uma ação radical no campo, responsável pela eleição da filha.
Atuaram de forma alinhada e afinada, não só votando com o Governo, mas elogiando Raquel. O próprio João Paulo chegou a dizer que João Campos poderia ter o aval do PT, mas perderia a eleição. Observe as falas dos três e suas movimentações para criar um ambiente favorável a Raquel, sob a falsa e ilusória tese de que Lula também estaria em Pernambuco no palanque da governadora.
No congresso estadual do PT, sábado passado, João Paulo, Doriel e Rosa se ausentaram do evento, estratégia montada por João Paulo como tarefeiro da governadora. Sem um nome natural para a Prefeitura do Recife em 2028, Raquel cantou a pedra e João Paulo caiu no encanto da serpente para voltar a governar a capital, desta feita com o apoio da governadora e o rolo compressor da máquina estadual.
Esse acordo prévio entre Raquel e João Paulo já chegou ao conhecimento da cúpula nacional do PT e do próprio presidente Lula, que não morre de amores por João Paulo desde que este deu uma declaração infeliz sobre o futuro político dele quando esteve preso na Polícia Federal em Curitiba.



























