Tradição e muita animação marcam o natal em Curaçá

 

A Prefeitura Municipal de Curaçá, por meio do Departamento de Cultura, vem apoiando eventos tradicionais do Município. Entre os dias 24 e 29 de dezembro foi realizada uma série de festividades culturais, artísticas e religiosas, que foram prestigiadas por grande público curaçaense.

Na véspera do Natal, dia 24, aconteceu o Baile Pastoril; grupo de homens e mulheres que cantam e dançam pelas ruas da Cidade anunciando as boas novas, o nascimento de Jesus. Esse ano, o grupo composto por mais de 40 pessoas, visitou sete casas da Cidade. “O Baile existe há anos. A palavra ‘pastoril’ faz referência aos pastores de Belém, que segundo a Bíblia, anunciaram que o menino Jesus tinha nascido. Em todas as casas somos recepcionados com comidas, bebidas e muita alegria”, informou um dos organizadores do Baile, Leonnardo Araújo, que faz parte da manifestação há 16 anos. Já na noite do dia 25 aconteceu, no Teatro Raul Coelho, a apresentação de peça teatral intitulada “Auto de Natal – Uma Noite Santa”, que também teve como principal tema o nascimento de Jesus. Vinte e cinco pessoas compuseram o elenco da peça dirigida pelo Diretor de Cultura, Sérgio Ramos. No dia 26, no mesmo local, foi realizada apresentação do Grupo de Dança G-Decc, com coreografia sobre o amor. Antes, houve exibição de vídeo-documentário sobre a Romaria da Gruta de Patamuté 2013, entrega do prêmio do concurso de presépios e bingo beneficente à Igreja Católica.

Na noite de domingo (29) aconteceu, no Teatro Raul Coelho, o ‘Transzito’, sarau realizado em homenagem a Zito Torres (Durvalzito Dias Torres), poeta e músico curaçaense que morreu há 20 anos. O Evento, com direção de José Carlos Pinduca, contou com a participação de amigos, familiares e a nova geração de artistas locais. “É uma alegria saber que Zito faz parte da memória da população, mesmo após sua morte. Dizem que a morte é um esquecimento, mas se ele continua sendo lembrado, é porque permanece vivo”, ressaltou Omar Dias Torres, mais conhecido por Babá, que é irmão de Zito.

O Diretor de Cultura do Município, Sérgio Ramos, falou da importância dos eventos. “Fiquei muito feliz com tudo o que assistimos e promovemos durante a programação de Natal. A Cidade está linda, iluminada. Nosso desejo é transformar o Natal de Curaçá em tradição, pois o Município é bastante rico culturalmente e religiosamente. Quero agradecer o empenho de toda a equipe do Departamento de Cultura; da população da Cidade e da Igreja Católica”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *