“Diretas já” começam a empolgar os brasileiros

Dada a fragilidade do governo Temer, a campanha pelas “diretas já” começa a ganhar corpo no país inteiro. O pontapé foi dado no Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas se reuniram em Copacabana, embaladas pelo cancioneiro de Caetano Veloso e Milton Nascimento, para reclamar a saída do presidente e a escolha do substituto dele por eleições diretas. O ato se repetiu em São Paulo uma semana depois, embalando mais ainda esta campanha cívica que está apenas começando. E ontem em Brasília cinco partidos lançaram uma frente suprapartidária em defesa das “diretas já”, significando que a campanha começa a sensibilizar os congressistas.

Se Temer não se sustentar, a Constituição prevê eleição indireta para a escolha do seu sucessor. Mas se as “diretas já” tomarem conta do país não se deve descartar a hipótese de o Congresso aprovar uma PEC extinguindo o pleito indireto, bem ao estilo do “jeitinho” brasileiro.

Atos de rua pelas eleições diretas já foram realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *